dc.contributor.advisor | Cifuentes, José Carlos, 1954- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.creator | Prestini, Sirlene Aparecida Matos Martins | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-21T18:13:31Z | |
dc.date.available | 2022-11-21T18:13:31Z | |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/6184 | |
dc.description | Orientador: José Carlos Cifuentes Vasquez | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005 | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A presente dissertação tem por objetivo realizar um estudo sobre o conceito da transversalidade na prática pedagógica do futuro professor de matemática. Para isso, visando favorecer o entendimento do assunto, buscou-se esclarecimento de como se deu a construção desse conceito no contexto da reforma educacional espanhola. Também foi realizada uma reflexão sobre a proposta dos PCNs para o trabalho com os temas transversais no ambiente escolar e sobre a atual formação do futuro professor de matemática e alguns aspectos dessa formação considerados deficientes, e de como seria possível propiciar na Licenciatura em Matemática uma formação na e para a transversalidade. Este procedimento foi embasado em estudos realizados por educadores espanhóis que vêm se dedicando ao estudo da transversalidade e da aplicabilidade educacional da mesma em seu país após sua última reforma educacional. Por fim, baseadas na experiência profissional e na vivência social da própria mestranda, foram postuladas propostas para fazer com que a transversalidade aconteça na formação inicial do professor de Matemática visando torná-la uma prática natural, um sentimento interiorizado no trabalho diário do futuro professor de Matemática. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This present dissertation has as objective to accomplish the study about the concept of transversality on the pedagogical practice, about the future Mathematics teacher. For this purpose this paper study aims to promote the understanding of the subject, the explanation was investigated on how the building of this concept came about in the Spanish education modification concept. A consideration about PCNs purpose was also done o the school environment and about the new future Mathematics teachers formation, and some aspects of this formation that are considered insufficient, and how it would be possible to conciliate the licentiateship in Mathematics a formation in the and for the transversality. This procedure was based on studies done by Spanish teachers that are being dedicated to the transversality and applicability educatal studies, the same way as in their countries, after its last educational changes. At least based on the professional and social experience of the master, they were applicated purposes to make the tranversality to happen the initial Mathematics teacher's formation, aiming to turn it into a natural practice, an interiorized feeling in the daily work of the Mathematics future teacher. | pt_BR |
dc.format.extent | ix, 81 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores de matematica | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Redação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Transversalidade e temas transversais na formação inicial do professor de matemática | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |