Comunicação pública e transparência governamental em redes sociais digitais : o caso da Controladoria-Geral da União (CGU)
Resumo
Resumo: Este trabalho estuda as postagens da Controladoria-Geral da União (CGU) no Facebook e no Twitter, ao longo de 2015 e 2016, à luz de dois campos teóricos: o da Comunicação Pública e o da Transparência Pública. O objetivo é compreender que tipo de comunicação é empregada pela CGU e de que maneira ela contribui para a promoção da transparência. Considerando os propósitos normativos da comunicação de Estado; as discussões sobre instrumentalização da comunicação pública para interesses político-partidários; as vantagens das redes sociais para ampliação da transparência pública; e as diferenças que tais redes guardam entre si, são propostas três hipóteses: H1) A comunicação pública empregada às páginas da CGU no Facebook e no Twitter sofre mudanças com a transição entre os governos de Dilma Rousseff e Michel Temer e a conseguinte MP 726/2016; H2) Os perfis da CGU no Facebook e no Twitter contribuem para a promoção da transparência pública, uma vez que tratam desse tema com a intenção de instruir os usuários, além de chamá-los à participação; H3) Através de suas postagens, a CGU utiliza estratégias de comunicação distintas no Facebook e no Twitter. Para testá-las, aplica-se Análise de Conteúdo a todas postagens da CGU, durante os anos de 2015 e 2016, mais exatamente, a 4212 publicações. A coleta ocorreu através do aplicativo Netvizz (no caso do Facebook) e manualmente (no caso do Twitter). O livro de códigos contém sete variáveis categóricas: Presença de link, Direcionamento do link, Apelo ao envolvimento do usuário, Menção à legislação, Menção à personalidade ou autoridade, Interação direta (apenas para Twitter) e Tema da postagem. Os resultados indicam que a CGU aborda dois grandes temas em seus perfis: transparência e corrupção. Além disso, o órgão chama os usuários à participação política, disponibiliza links para conteúdo externo, pouco menciona autoridades ou personalidades da sociedade civil. Apesar das postagens da CGU apresentarem diferenças quando comparados os períodos das gestões de Dilma Rousseff e Michel Temer, os resultados vão de encontro a alguns trabalhos brasileiros, demonstrando que a comunicação pública empregada pela instituição cumpre com propósitos normativos da comunicação de Estado. Além disso, a pesquisa comprova que, através das redes sociais digitais, as instituições públicas podem ampliar a transparência, divulgando informações de maneira mais informal e chamando os cidadãos à participação política. Palavras-chave: Comunicação pública, Transparência pública, CGU, Twitter, Facebook. Abstract: This paper studies the posts of the Comptroller-General of the Union (CGU), on Facebook and Twitter, in the course of 2015 and 2016, through two theoretical fields: Public Communication and Public Transparency. The objective is to understand what kind of communication is applied by CGU and how it contributes to the promotion of transparency. Considering the normative purposes of State communication; the discussions about instrumentalization of public communication for political-partisan interests; the advantages of social networks in order to increase public transparency; and the differences that these networks hold among themselves, three hypotheses are proposed: H1) The public communication used by the pages of the CGU on Facebook and Twitter undergoes changes due to the transition between the governments of Dilma Rousseff and Michel Temer and the consequente Provisional Measure 726/2016; H2) CGU profiles on Facebook and Twitter contribute to the promotion of public transparency, as they address this issue with the intention of educating users, as well as calling them to participation; H3) Through its posts, CGU applies different communication strategies on Facebook and Twitter. To test them, we apply Content Analysis to all CGU posts during the years of 2015 and 2016, more precisely, to 4212 publications. Facebook posts were collected through the Netvizz application and Twitter posts were manually collected. The codebook contains seven categorical variables: Link presence, Link targeting, Call to user engagement, Citation to legislation, Mention of personality or authority, Direct interaction (Twitter only) and Post subject. The results indicate that the CGU addresses two major themes in its profiles: transparency and corruption. In addition, the agency calls users to political participation, provides links to external content and makes few mentions of officials or civil society personalities. Although the CGU posts present differences when comparing the periods of the Dilma Rousseff and Michel Temer administrations, the results are in disagreement with some Brazilian studies, demonstrating that the public communication used by the institution complies with normative purposes of the State communication. In addition, research shows that, through digital networks, public institutions can increase transparency, spreading State issues more informally and calling citizens to political participation. Keywords: Public communication, Public transparency, CGU, Twitter, Facebook.
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