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dc.contributor.advisorLesama, Manoel Flores, 1965-pt_BR
dc.contributor.authorGravina, Dartan, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherGarcia, José Gustavo Sampaio, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.date.accessioned2022-02-16T20:41:41Z
dc.date.available2022-02-16T20:41:41Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/60610
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Manoel Flores Lesamapt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. José Gustavo Sampaio Garciapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 18/03/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.157-159pt_BR
dc.description.abstractResumo: Estudo realizado com dois grupos tendo como foco a temática ambiental, água, verificando a possibilidade de aplicação da metodologia do Teatro Espontâneo, criado por Jacob Levy Moreno a partir de suas experiências como Diretor de teatro inovador, mais tarde consagrado pela criação da teoria e da prática do Psicodrama. Busca-se averiguar a possibilidade de aplicação da metodologia do Teatro Espontâneo para o ensino das ciências ambientais no espaço formal e não formal. A análise leva ao tema do protagonismo e da ausência do protagonista espontâneo, que é analisado à luz da teoria de Wilhelm Reich, notadamente pelo seu conceito de couraça bio-psíquicaenergética e suas implicações para a educação. Apresenta-se a proposta de que o Teatro Espontâneo pode contribuir para a formação e o exercício do protagonismo, especialmente no campo das questões ambientais. Palavras-chaves: Educação, ciências ambientais, teatro, teatro espontâneo, psicologia, psicodrama, couraça, J. L. Moreno, W. Reich.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Study carried out with two groups focused on the environmental theme, water, verifying the possibility of applying the Spontaneous Theater methodology, created by Jacob Levy Moreno from his experiences as Director of innovative theater, later consecrated by the creation of theory and of the practice of Psychodrama. It is sought to investigate the possibility of applying the Spontaneous Theater methodology to the teaching of the environmental sciences in formal and non-formal space. The analysis leads to the theme of protagonism and the absence of the spontaneous protagonist, which is analyzed in the light of Wilhelm Reich's theory, notably for its concept of biopsychic- energy cuirass and its implications for education. The Spontaneous Theater can contribute to the formation and the exercise of the protagonism, especially in the field of environmental issues. Key words: Education, environmental, theater, spontaneous theater, psychology, psichodrama, harness, J. L. Moreno, W. Reich.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (176 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectPsicodramapt_BR
dc.subjectCiências Ambientaispt_BR
dc.titleProtagonismo no palco das questões ambientais, estudo desenvolvido em grupos de teatro espontâneopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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