Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPécora Junior, José Eduardo, 1976-pt_BR
dc.contributor.authorArrivabene, Jeffersonpt_BR
dc.contributor.otherScarpin, Cassius Tadeu, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-05-07T18:11:00Z
dc.date.available2019-05-07T18:11:00Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/60055
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Eduardo Pécora Juniorpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Cassius Tadeu Scarpinpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção. Defesa : Curitiba, 28/02/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 57-60pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Pesquisa Operacionalpt_BR
dc.description.abstractResumo: De acordo com relatório anual NTU (2018) o segmento de transporte público por ônibus perdeu cerca de 35% na quantidade de passageiros transportados desde o início dos anos 2000 até o ano de 2017, enquanto que os custos de insumos de transporte tiveram um aumento superior a 800% no mesmo período. Além disso, a evolução da tecnologia aumentou a concorrência pois facilitou o ingresso de novas formas de transporte com o advento dos aplicativos móveis de compartilhamento de veículo. Todos esses fatores combinados colocaram grande pressão no equilíbrio financeiro das redes de transportes nas cidades Brasileiras, as quais começam a discutir formas para equacionar os custos e oferecer um serviço mais atrativo a seus passageiros. Uma das fontes de desequilíbrio financeiro das redes de transporte são as linhas de baixa demanda de passageiros, onde sua operação é subsidiada por outras linhas de maior carregamento. A manutenção de linhas deficitárias é necessária para cumprir as obrigações de serviço público essencial em áreas de menor densidade populacional, assim as redes de transporte incorporam mecanismos de subsídios cruzados, onde serviços deficitários são subsidiados pelos serviços superavitários. Neste contexto, esta pesquisa busca uma alternativa para reduzir o déficit de linhas de baixo carregamento, comparando a eficiência operacional de um ônibus com linha e tabela horária fixa, com um modelo operacional de linha fixa e tabela horária flexível, onde os passageiros acionam o serviço de transporte sob demanda através de aplicativos móveis. Para isto, é empregado um modelo computacional de modelagem, simulação e exploração de cenários desenvolvido pelo autor especificamente para este estudo. Os resultados das simulações indicam que operações de ônibus com tabela horária fixa são deficitárias quando a demanda diária de passageiros é menor que 400 passageiros por dia, enquanto que a operação sob demanda pode ser superavitária a partir de 150 passageiros por dia. Além disso, o estudo sugere que a operação sob demanda é mais lucrativa que o ônibus com tabela horária fixa quando a demanda diária é inferior a 750 passageiros por dia. Palavras chave: Mobilidade urbana, transporte público, sob demanda, simulação, MaaS.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: According to the annual report NTU (2018), since year 2000, public transport by bus lost about 35% of passenger load, in comparison with year 2017, while transport costs increased 800% on the same period. In addition to that, the evolution of technology has increased competition as it has facilitated the entry of new modes of transportation with the advent of vehicle sharing and mobile apps. All these factors combined put great pressure on the financial balance of the transport networks in Brazilian cities, who began to discuss ways to balance costs and offer a more attractive service to its passengers. One of the sources of financial imbalance of the transport networks, are the routes with low passenger demand, which's operation is subsidized by other routes of the network with higher passenger load. Keeping low demand routes is necessary to meet essential public service obligations in areas of lower population density, so transport networks incorporate cross-subsidy mechanisms, where deficient services are subsidized by surplus services. In this context, this document seeks an alternative to reduce the deficit of low-load routes by comparing the operational efficiency of a bus with a fixed line and fix timetable, with a fixed-line and flexible timetable operating model, where passengers order the transport service on demand using cell phone and mobile apps. By this means, a computational system was specifically developed to model, simulate and explore different operational scenarios developed by the author specifically for this study. The results of the simulations indicate that fix timetable bus operations are deficient when daily passenger demand is lower than 400 passengers per day, while on-demand operation can show a surplus from 150 passengers per day on. In addition, the study suggests that on demand operation is more profitable than the fixed timetable bus schedule when the daily passenger demand is lower than 750 passengers a day. Keywords: Urban mobility, public transport, on demand, simulation, MaaS.pt_BR
dc.format.extent60 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTransportes - Transito de passageirospt_BR
dc.subjectEngenharia da Produçãopt_BR
dc.subjectTransportes coletivospt_BR
dc.subjectMobilidade urbana - Curitiba (PR)pt_BR
dc.titleAvaliação da substituição de serviço regular de ônibus por veículos sob demanda em linhas de baixo carregamento de passageirospt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples