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dc.contributor.authorMarques, Larissa Dias, 1991-pt_BR
dc.contributor.otherNitsche, Leticia Bartoszeck, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Turismopt_BR
dc.date.accessioned2020-02-04T12:27:37Z
dc.date.available2020-02-04T12:27:37Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59983
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Leticia Bartoszeck Nitschept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Turismo. Defesa : Curitiba, 07/05/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.197-203pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a percepção do centro histórico de Curitiba (PR) e a experiência de caminhar por este espaço urbano, a partir do ponto de vista de moradores e turistas que participam do Projeto Curitiba Free Walking Tour. Idealizado por turismólogos, este projeto, que consiste em uma caminhada a partir de um roteiro pré-estabelecido pelo centro histórico de Curitiba (PR) (área de estudo deste trabalho), com duração aproximada de duas horas e paradas específicas ao longo do trajeto, foi escolhido como recorte de pesquisa pelo fato de permitir verificar de forma mais específica quais elementos físicos (tais como prédios, monumentos, automóveis, entre outros) estão presentes no espaço urbano e podem ser percebidos por meio dos sentidos: visão, tato, olfato, audição e paladar. Para tanto, discutem-se questões referentes à atividade turística desenvolvida na cidade e em seus centros históricos e de que forma turistas e moradores podem desvendar a cidade, utilizando conceitos relacionados à percepção, lugar, experiência, imagem, paisagem e caminhabilidade. Assim, possibilita-se compreender os movimentos gerados no espaço urbano por meio do turismo e que tipos de relações são ali estabelecidas, adotando dois pontos de vista sobre o assunto: o primeiro, do morador em relação à cidade que habita; e o segundo, do turista em relação ao destino que visita. Quanto à metodologia, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, apresentando conceitos e teorias que serviram de base para a construção dos seguintes instrumentos de coleta de dados: aplicação de entrevista de grupo (semiestruturada) com os participantes do Curitiba Free Walking Tour; observação participante; análise fotográfica; e entrevista semiestruturada com uma das criadoras do projeto. A partir dos resultados obtidos, verificou-se que a maioria dos participantes saiu da caminhada com uma imagem, percepção e experiência positivas sobre o centro histórico de Curitiba (PR); percebe com maior frequência os elementos físicos relacionados ao patrimônio material (como prédios históricos e modernos, monumentos, estátuas, entre outros); e que a visão acaba sendo o sentido mais utilizado a fim de captar essa percepção, porém vale ressaltar que a audição, o tato e o olfato também contribuíram consideravelmente para tal, assim como as falas e a presença do condutor. Com relação à experiência de caminhada, a maioria dos participantes considerou o trajeto tranquilo, sem maiores dificuldades e se sentiram seguros ao longo do percurso, além de enfatizarem a limpeza da cidade. Quanto às paisagens urbana e cultural, relacionadas à visualização e percepção de pontos marcantes ao longo do trajeto, os atrativos que mais chamaram a atenção dos caminhantes foram: a Estátua Maria Lata D'Água, o Paço da Liberdade e os Painéis de Poty Lazzarotto. Por fim, ressalta-se com este trabalho a importância de se realizar um planejamento urbano que considere moradores e turistas como usuários efetivos da cidade e que promova uma ocupação e uso saudáveis do espaço urbano, incentivando (a partir de elementos propícios a isso) a caminhada de seus pedestres, seu reconhecimento e valorização, bem como aumentando seu fluxo de visitantes. Palavras-chave: Turismo. Espaço Urbano. Percepção. Experiência. Caminhabilidade. Centro Histórico de Curitiba (PR).pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study has the general objective analyze the perception of the historical center of Curitiba (PR) and the experience of walking through this urban space, from the point of view of locals and tourists who participate in the project Curitiba Free Walking Tour. Idealized by turismologos, this project, which consists of a walk from a preestablished itinerary through the historical center of Curitiba (PR) (area of study of this work), lasting about two hours and specific stops along the route, was chosen as a research cut because it allows to verify in a more specific way which physical elements (such as buildings, monuments, automobiles, among others) are present in urban space and can be perceived through the senses: sight, touch, smell, hearing and taste. Therefore, discusses issues related to tourism developed in the city and its historical centers and how tourists and locals can unveil the city, using concepts related to perception, place, experience, image, landscape and walkability. Thus, it enables you to understand the movements generated in urban areas through tourism and what kinds of relationships are established there, taking two points of view on the subject: the first, the resident regarding the city that dwells; and the second, of the tourist in relation to the destination that visits. Regarding the methodology, the research is characterized as qualitative, exploratory and descriptive, presenting concepts and theories that formed the basis for the construction of the following data collection instruments: group interview application (semi-structured) with participants from Curitiba Free Walking Tour; participant observation; photographic analysis; and semi-structured interview with one of the creators of the project. From the results, it was found that most participants left the walk with an image, perception and positive experience of the historical center of Curitiba (PR); perceives more frequently the physical elements related to the material patrimony (like historical and modern buildings, monuments, statues, among others); and the vision ends up being the most used way to capture this insight, but it is noteworthy that the hearing, touch and smell also contributed considerably to such, as well as the speeches and presence of the leader. Regarding the walking experience, the majority of the participants considered the journey quiet, without major difficulties and felt safe along the way, besides emphasizing the cleanliness of the city. As for the urban and cultural landscapes, related to the visualization and perception of important points along the route, the attractions that most attracted the attention of the walkers were: the Statue Maria Lata D'Água, the Paço da Liberdade and the Panels of Poty Lazzarotto. Finally, it is emphasized with this work the importance of carrying out an urban planning that considers residents and tourists as effective users of the city and that promotes a healthy occupation and use of urban space, encouraging (from favorable elements to it) walking his pedestrians, recognition and appreciation, as well as increasing its flow of visitors. Keywords: Tourism. Urban space. Perception. Experience. Walkability. Historic Center of Curitiba (PR).pt_BR
dc.format.extent207 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTurismo - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectEspaço urbano - Curitiba (PR)pt_BR
dc.titleTurismo e espaço urbano : a percepção do centro histórico de Curitiba (PR) e a experiência de caminhada a partir do Projeto Curitiba Free Walking Tourpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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