Meio ambiente e educação formal : um olhar sobre a Ilha dos Valadares- Paranaguá/PR
Abstract
Resumo: Este estudo, sob a temática: Educação Ambiental na Ilha dos Valadares, Paranaguá/PR: possibilidade de Intervenção em seu meio, tem como problema a seguinte indagação: a maneira como a Educação Ambiental vem sendo trabalhada nas séries iniciais das Escolas Municipais da Ilha dos Valadares promove mudanças na forma de pensar/agir dos educandos com o ambiente? Para tal, esta dissertação está organizada com uma introdução onde apresenta elementos de convite à leitura, apresentando a temática do trabalho, o problema, objetivo geral e objetivos específicos, seguido pela trajetória de vida da pesquisadora e as questões ambientais que a remeteram no desenvolvimento da pesquisa. A fundamentação teórica consiste na apresentação das leituras selecionadas e revisão do material do assunto estudado, bem como a descrição do local onde a pesquisa foi desenvolvida e uma breve explicação dos motivos da escolha. O método teve como base o diálogo, entre os envolvidos, pautados pelas questões socioambientais da Ilha dos Valadares. A metodologia utilizada foi a qualitativa, do tipo participante que tem como foco principal o processo, onde o pesquisador vai a campo e busca seus dados a partir da perspectiva dos envolvidos, considerando todos os pontos de vista relevantes. Na pesquisa participante, os sujeitos são também protagonistas e colaboram ativamente na construção do conhecimento pretendido. São levados a refletir sobre suas necessidades e as do coletivo, além de lutar por mudanças para o bem comum. O desenvolvimento, da pesquisa, se constituiu em três momentos distintos, porém complementares, quais sejam: Primeiro momento: Inserção da pesquisadora, no lócus da pesquisa; Segundo momento estudos desenvolvidos através do Grupo de Estudos sobre as Questões Socioambientais na Ilha dos Valadares; Terceiro momento: Inserção dos Agentes Comunitários de Saúde no grupo de estudos sobre questões socioambientais na Ilha dos Valadares. Na sequência, são apresentados a análise dos dados colacionados ao longo de toda pesquisa, baseado nas concepções da dialética, e encerra com as considerações finais, que avaliam todo o processo e trazem os devidos esclarecimentos sobre os resultados. Como principais resultados pode-se apontar a inserção de novos métodos no trabalho discente das professoras da rede municipal de ensino que atuam na Ilha dos Valadares, município de Paranaguá, Paraná. Construídos através da troca de saberes, oportunizados no curso de capacitação com elas desenvolvido durante a pesquisa. A interlocução teve como principais aportes teóricos: Brandão, Dias, Freire, Gonçalves, Leff, Libâneo, Santos e Triviños. Palavras-chave: Educação Ambiental. Ambiente. Professoras. Abstract: This study, under the thematic one: Ambient education in the Island of the Valadares, Paranaguá/PR: possibility of Intervention in its half one has as problem the following investigation: the way as the Ambient Education comes being worked in the initial series of the Municipal Schools of the Island of the Valadares promotes changes in the form to think/to act of the learners with the environment? For such, this dissertation is organized with an introduction where it presents elements of invitation to the reading, presenting the thematic one of the works, the problem, general objective and specific objectives, followed for the trajectory of life of the researcher and the ambient questions that had sent it in the development of the research. The theoretical recital consists of the presentation of the selected readings and revision of the material of the studied subject, as well as the description of the place where the research was developed and one brief explanation of the reasons of the choice. The method had as base the dialogue, between the involved ones, patternedfor the socio-environmental questions of the Island of the Valadares. The used methodology was the qualitative one, of the participant type that has as main focus the process, where the researcher goes the field and search its data from the perspective of the involved ones, considering all the excellent points of view. In the participant research, the citizens are also protagonists and collaborate actively in the construction of the intended knowledge. They are led to reflect on its necessities and of the collective one, beyond fighting for changes for the common good. The development, of the research, if constituted at three distinct moments, however complementary, which are: First moment: Insertion of the researcher, in locus of the research; As moment studies developed through the Group of Studies on the socio-environmental questions in the Island of the Valadares; Third moment: Insertion of the Communitarian Agents of Health in the group of studies on socio-environmental issues in the Island of the Valadares. In the sequence, they are presented the analysis of the data compared throughout all research, based on the conceptions of the dialectic, and locks up with the final considerations, that evaluate the process all and bring the due clarifications on the results. As main results the insertion of new methods in the learning work of the teachers of the municipal net of education can be pointed who act in the Island of the Valadares, city of Paranaguá, Paraná. Constructed through the exchange to know, opportunities in the course of qualification with them developed during the research. The interlocution had as main you arrive in port theoretical: Brandão, Days, Freire, Gonçalves, Leff, Libâneo, Santos and Triviños. Keywords: Environmental Education. Environment. Teachers.
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