Entre a ciência e a nação : José Loureiro Fernandes, um intelectual em circulação pela contenda da antropologia
Resumo
Resumo: Esta dissertação tem como proposta entender os fluxos da cooperação repletos de instabilidades de José Loureiro Fernandes (1903-1977) com o movimento folclórico brasileiro entre 1948-1968. Durante a década de 1950 o campo das ciências sociais no Brasil travou um diálogo bastante crítico aos folcloristas em se tratando de sua metodologia e modelos teóricos. Uma marginalização do campo do folclore é resultante deste debate, apesar da reivindicação do folclore enquanto disciplina científica e, por isso mesmo, requerente de espaço institucional universitário. O mesmo deslocamento do folclore às margens ocorreu na Europa, porém, como será visto através do caso francês, o folclore é uma disciplina que cai em ostracismo devido à sua colaboração com o regime nazifascista do período de Vichy (1940-1944), decaindo na França após estes eventos. Isso terá uma repercussão em Loureiro Fernandes, pois ele vai à França nos anos de 1952 e 1953 para se especializar em antropologia no Institut d'Ethnologie/ Musée de l'Homme. Médico e antropólogo autodeclarado, sendo a antropologia a identidade profissional fortalecida ao longo da vida, Loureiro Fernandes volta deste curso com uma perspectiva enfraquecida do folclore enquanto ciência autônoma, o que reflete, em 1954 - quando retorna da França -, em desentendimentos de sua parte com o movimento folclórico brasileiro, a começar pela Comissão Paranaense de Folclore, da qual fazia parte desde 1948. Então, Loureiro Fernandes passa a compartilhar do argumento crítico à cientificidade do folclore que as ciências sociais começavam também a fazer, pois a ele o folclore era um campo subordinado à antropologia. No entanto, mesmo após a desavença com a comissão do Paraná, Loureiro Fernandes não abandona totalmente suas contribuições àquela intelligentsia. Ele se reintegra à Comissão Nacional do Folclore pouco mais tarde, e o que se vê é que os nexos de uma representação missionária de construção da nação por parte dos intelectuais brasileiros é o que sustenta essa sua relação com os folcloristas. Para entender como estes nexos de ciência e nação atuaram de forma expressiva na relação de Loureiro com o folclore - vínculos que o fizeram oscilar em seu envolvimento com ele -, esta dissertação perfaz a trajetória formativa e das adesões intelectuais pelas quais passou e que reforçaram justamente estas interfaces decisivas. Palavras-chave: José Loureiro Fernandes. Folclore. Ciência. Nação. Abstract: This master thesis aims to understand the unsteady cooperation flow amid José Loureiro Fernandes (1903-1977) and the Brazilian folklore movement from 1948 to 1969. During de 1950s, the social sciences field in Brazil waged a quiet critical dialogue to the folklorists in the case of their methodology and theoretical foundations. The outcome of this discussion was the marginalization of the folkloric field, despite the claiming of the folklore as a scientific discipline and, consequently, worth of owning a place in the academic space. The same displacement of the folklore to the margins occurred in Europe, although, as will be seen in the french case, folklore was a discipline ostracized by its collaboration with the Nazi regime during the Vichy period (1940-1944), declining in France afterwards. This will impact Loureiro Fernandes, that studies in France from 1952 to 1953 to earn an anthropology specialization at the Institut d'Ethnologie/ Musée de l'Homme. Physician and self-proclaimed anthropologist, being anthropology the occupational identity strengthened during his life, Loureiro Fernandes returns from this program with a weakened perspective of the folklore as an autonomous science, which reflects, in 1954 - when back from France -, in disagreements with the brazilian folklore movement, starting with the Comissão Paranaense de Folclore (Folklore Committee of Paraná), which he was part of since 1948. Then, Loureiro Fernandes starts sharing the critical argument against the folklore's scientificity that the social sciences were also beginning to hold, since, for him, folklore was an anthropology-subordinated field. However, even after the quarrel with the Committee, Loureiro Fernandes does not ditch his contributions to that completely. He later reinstates the Comissão Nacional do Folclore (National Folklore Committee), and what can be observed is that his relation with folklorists is sustained by the bonds of a missionary depiction of the nation-building by the brazilian intellectuals. To understand how the links among science and nation significantly played a part in Loureiro's connection with folklore - bonds that caused a shake in his involvement with it -, this thesis delineates Loureiro's formative path and the intellectual accession he went through that reinforced precisely these crucial interfaces in his relationship with the folklore. Key-words: José Loureiro Fernandes. Folklore. Science. Nation.
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