Identidade pós-moderna do sujeito-turista : um estudo da imagem turpistica externa do destino Curitiba - PR a partir do planejamento urbano
Resumo
Resumo: Curitiba, capital do estado do Paraná, Brasil, é uma cidade que agrega valores e características que a colocam no mercado internacional dos destinos turísticos como uma cidade global, modelo de planejamento e modernidade. As ações do planejamento urbano e as intervenções do city marketing fortaleceram seu padrão de qualidade e contribuíram para formação de uma imagem turística externa, tida como uma representação simbólica da realidade. A atratividade gerada pela promoção de uma imagem urbana moderna e multifacetada pode se relacionar as aspirações, motivações e o novo perfil do sujeito pós-moderno que pratica turismo e consome novos espaços, marcado por uma nova identidade pós-moderna e, portanto, múltipla, fragmentada, instável, volátil, descentrada e em crise. Partindo desses pressupostos, definiu-se como objetivo central da pesquisa estabelecer a relação existente entre a imagem turística externa do destino turístico Curitiba organizada a partir das ações do planejamento urbano e a construção da nova identidade do sujeito-turista pós-moderno, caracterizada como descentrada e fragmentada. Trata-se de uma pesquisa de abordagem exploratória e descritiva, de caráter qualitativa e quantitativa, que teve o estudo de caso como estratégica metodológica de investigação. Para tanto, elencou-se como referência de embasamento três estudos de avaliações estatísticas utilizadas por Fernandes (2015) a saber: dados da pesquisa de demanda da Secretaria Estadual de Turismo do Paraná entre os anos de 1987 e 2000, dados da pesquisa de doutorado de Gândara (2001), e os dados da pesquisa de demanda da Copa do Mundo FIFA 2014. Além disso, empregou-se a produção e aplicação de um questionário via on line, nas redes sociais, para pessoas que residem fora da cidade de Curitiba e região metropolitana, que tenham estado na cidade pelo menos uma ou mais vezes, após a realização da viagem, com auxílio da técnica bola de neve. A análise dos resultados foi realizada pela técnica de emparelhamento, permitindo detectar o nível de satisfação e identificação que o sujeito turista pós moderno estabelece com a imagem do destino Curitiba. Palavras-chave: planejamento urbano, imagem do destino, construção da identidade, desenvolvimento do turismo, Curitiba. Abstract: Curitiba, Paraná state capital of Brazil, is a city that adds values and characteristics that place it in the international market of tourist destinations as a global city planning model and modernity. Shares of urban planning and the operations of city marketing strengthened its quality standards and contributed to the formation of a foreign tourist image, seen as a symbolic representation of reality. The attractiveness generated by the promotion of a modern and multifaceted urban image can relate aspirations, motivations and the new profile of the postmodern subject practicing tourism and consumes new spaces, marked by a new post-modern identity and therefore multiple, fragmented, unstable, volatile, off-center and in crisis. Based on these assumptions, it was defined as a central objective of the research to establish the relationship between the external tourism image of the tourist destination Curitiba organized from the actions of urban planning and construction of the new identity of the postmodern subject-tourist, characterized as decentered and fragmented. This is an exploratory and descriptive approach research, qualitative and quantitative character, which was the case study as a methodological strategic research. To do so, has listed itself as reference basis three studies of statistical evaluations used by Fernandes (2015) namely: data of the State Department demand research Paraná Tourism between 1987 and 2000 doctoral research data Gandara (2001), and data from the 2014 FIFA World Cup demand research Additionally, we used the production and application of a survey via online, on social networks for people living outside the city of Curitiba metropolitan area, who have been in the city at least one or more times after the completion of the journey, with the help of the snowball technique. The analysis was performed by pairing technique, allowing detection of the level of satisfaction and identifying the subject postmodern tourist establishes with the destination image Curitiba. Key-words: urban planning, destination image, identity construction, tourism development, Curitiba.
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