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dc.contributor.advisorAlbuquerque, Guilherme Souza Cavalcanti dept_BR
dc.contributor.authorDaneliu, Josnei Luispt_BR
dc.contributor.otherSantos, Deivisson Vianna Dantas dospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletivapt_BR
dc.date.accessioned2019-01-08T14:59:57Z
dc.date.available2019-01-08T14:59:57Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58450
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Guilherme Souza Cavalcanti de Albuquerquept_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Deivisson Vianna Dantas dos Santospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Defesa : Curitiba, 20/07/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.68-76pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo busca compreender a percepção dos trabalhadores sobre o processo de trabalho dentro do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com adesão a cogestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Utilizou-se da pesquisa qualitativa, os discursos foram analisados a partir do referencial teórico da hermenêutica-fenomenológica, os sujeitos da pesquisa foram os trabalhadores do Hospital, celetistas da EBSERH e estatutários em Regime Jurídico Único. As percepções apresentam à falta de insumos, como um problema crônico dentro do Hospital, pouca flexibilidade na jornada de trabalho, com mecanismos rígidos de controle, que possibilitaram mudança na cultura de cumprimento de horários, outros discursos trazem que em seus setores há jornada horizontal facilitando a organização do dia a dia. Os discursos trazem um excesso de hierarquização dentro das unidades, as decisões são tomadas de forma centralizada, a voz dos trabalhadores não é ouvida e existe uma falha na política de participação. A interação entre trabalhadores com vínculos diferentes, gera problemas de relacionamento, existe tratamento diferenciado, isto tende a afetar o desenvolvimento dos serviços. Na valorização os discursos trazem a falta de incentivo ao aperfeiçoamento profissional e na progressão, a politica de valorização na prática não é entendida como valorização verdadeira pelos trabalhadores. A EBSERH adota um modelo jurídico de empresa, de paradigma gerencialista, posto em prática em praticamente todos os HUF do Brasil, estes hospitais além de ofertarem complexos serviços de saúde, também formam pessoas, profissionais de saúde, mas que tipo de pessoas e profissionais queremos formar dentro de uma instituição com modelo de gestão pautado por resultados, com tomada centralizadora de decisões, com inúmeros cargos hierárquicos e com pouca ou nenhuma participação dos trabalhadores no processo de organização do trabalho, portanto não se deve comprar de antemão que o modelo empresarial é o melhor, este precisa ser indagado, melhor compreendido, analisado, debatido, enfim melhor pesquisado e estudado. Palavras-chave: processo de trabalho; Hospital Universitário; gestão em Saúde.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aims to understand workers' perceptions about the work process within the Clinical Hospital of the Federal University of Paraná (UFPR), with adherence to the co-management of the Brazilian Hospital Services Company (EBSERH). The qualitative research was used, the discourses were analyzed from the theoretical reference of the hermeneutic-phenomenological, the subjects of the research were the employees of the Hospital, celebrities of the EBSERH and statutory in the Unique Legal Regime. The perceptions present to the lack of inputs, as a chronic problem within the Hospital, little flexibility in the work day, with rigid mechanisms of control, that allowed change in the culture of time compliance, other discourses bring that in their sectors there is a horizontal journey facilitating the organization of the day to day. Discourses bring an excess of hierarchy within the units, decisions are taken centrally, the voice of the workers is not heard and there is a failure in the politics of participation. The interaction between workers with different links, generates relationship problems, there is a differential treatment, this tends to affect the development of services. In the valuation discourses bring the lack of incentive to the professional improvement and in the progression, the politics of valorization in the practice is not understood like true valorization by the workers. EBSERH adopts a corporate model, a managerial paradigm, put into practice in practically all HUF in Brazil, these hospitals besides offering complex health services, also form people, health professionals, but what kind of people and professionals we want to form within an institution with a results-based management model, with centralized decision-making, with numerous hierarchical positions and with little or no participation of workers in the process of work organization, therefore one should not buy in advance that the business model is the better, this needs to be inquired, better understood, analyzed, debated, finally better researched and studied. Key-words: work process; hospital University; Health management.pt_BR
dc.format.extent83 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHospitais universitariospt_BR
dc.subjectSaúde Coletivapt_BR
dc.subjectPessoal de saúdept_BR
dc.subjectGestão em saúdept_BR
dc.titleA percepção dos trabalhadores sobre o processo de trabalho em um Hospital Universitário Federal com cogestão da EBSERHpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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