Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPacheco, Vicente, 1952-pt_BR
dc.contributor.authorCunha Junior, Cesiro Aparecido dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Contabilidadept_BR
dc.date.accessioned2021-03-19T19:17:45Z
dc.date.available2021-03-19T19:17:45Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58121
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Vicente Pachecopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Defesa : Curitiba, 31/08/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.73-78pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho realiza a investigação das percepções sobre os aspectos afetivos vivenciados em sala de aula por alunos do quarto ano dos Cursos de Ciências Contábeis de Instituições de Ensino Superior de Curitiba. Os objetivos especificos deste estudo consistem em averiguar as emoções e sentimentos dos discentes no ambiente do curso de Ciências Contábeis, comparar os sentimentos positivos, negativos e contrastantes percebidos entre os alunos das instituições pesquisadas, e apresentar as características das categorias surgidas nos mapas afetivos com base na análise das respostas dos discentes sobre o ambiente do curso de Ciências Contábeis. A literatura demonstra a importância do aspecto afetivo para o bom rendimento acadêmico, e o professor deve buscar comprender a necessidade de mitigar os sentimentos ruins para apresentar um bom rendimento no processo de ensino-aprendizagem. O estudo se caracterizou como um estudo exploratório e descritivo com o emprego do instrumento denominado Mapas Afetivos. Durante a coleta de dados, foi aplicado o instrumento a alunos de quatro instituições de ensino da cidade de Curitiba que se apresentavam regularmente matriculados no 4º ano do curso de Ciências Contábeis. A análise dos dados se iniciou com a caracterização dos respondentes, sendo ao todo 169 participantes. Posteriormente, as evocações de palavras permitiram identificar que predominaram entre as palavras positivas alegria, conhecimento e dedicação, e, dentre as palavras negativas que predominaram, estavam cansaço, tristeza e ansiedade. O questionário likert permitiu a análise fatorial sendo realizado o agrupamento das respostas em três fatores, o positivo, de contraste e negativos. Com as respostas prodronizadas encontradas durante a análise fatorial, foi realizada a análise bivariada, com um grau de significância de 10%, foi possível inferir que as mulheres apresentam uma percepção menor de fatores positivos quando comparados aos homens. Também foi possível apontar a diferença significativa entre as instituições quando comparadas os fatores positivos e de contraste. Também foram selecionados 31 casos para a análise qualitativa, em que, através da análise dos desenhos e do mapa afetivo, foram elencados como fatores positivo a possibilidade de um futuro profissional e o bom relacionamento com os demais colegas. Os fatores negativos apresentaram relatos de um relacionamento ruim entre professores e alunos, a sobrecarga de trabalho e a falta de interesse dos demais colegas. Com estes levantamentos, foi possível concluir que os alunos percebem de modo relativamente distinto os afetos no ambiente de curso, e o professor deve desenvolver suas habilidades pedagógicas para auxiliar para que os sentimentos consiredos negativos sejam reduzidos. Palavras-chave: Afetividade. Ensino contábil. Ambiente acadêmico. Mapas afetivos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work performs the investigation of perceptions on the affective aspects lived in the classroom by students of the fourth year of the Courses of Accounting Sciences of Institutions of Higher Education of Curitiba .For this study the general objective of the work is to investigate the perception of the students of the fourth year of the Courses of Accounting Sciences of Institutions of Higher Education of Curitiba on the affective aspects experienced in the classroom. Literature demonstrates the importance of the affective aspect for good academic performance, and the teacher should seek to understand the need to mitigate bad feelings in order to present a good performance in the teaching-learning process. the study was characterized as an exploratory and descriptive study using the instrument called Affective Maps. During the data collection, the instrument was applied to students from four institutions of education in the city of Curitiba who were regularly enrolled in the 4th year of the course in Accounting Sciences. Data analysis started with the characterization of the respondents, with a total of 169 participants. Subsequently word evocations allowed to identify that between the positive words joy, knowledge and dedication, and among the negative words that predominated were fatigue, sadness and anxiety. The likert questionnaire allowed the factorial analysis to be performed, grouping the responses into three factors, positive, contrast and negative. With the padronized responses found during the factorial analysis, bivariate analysis was performed, with a degree of significance of 10%, it was possible to infer that among the women they present a lower perception of positive factors when compared to the men. It was also possible to point out the significant difference between the institutions when comparing the positive and contrast factors. Also 31 cases were selected for the qualitative analysis, where through the analysis of the drawings and the affective map were chosen as a positive factor the possibility of a future professional and the good relationship with the other colleagues. Negative factors reported poor relationships between teachers and students, overwork and lack of interest from other colleagues. With these surveys it was possible to conclude that students perceive the affections in the course environment relatively differently and that the teacher should develop his pedagogical skills to help negative negative feelings be reduced. Keywords: Affectivity. Accounting education. Academic environment. Affective maps.pt_BR
dc.format.extent153 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectContabilidade - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.titleAfetividade no ensino contábil : percepções de alunos em instituições de ensino superior da cidade de Curitibapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples