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    Atributos físicos de um latossolo vermelho sob tráfego de pulverizador autopropelido

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    R - D - LEIKEN LAURIA WEBER.pdf (2.326Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Weber, Leiken Lauria, 1989-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O uso intensivo de máquinas é o maior responsável pelo aumento da compactação de solos agrícolas, devido à dimensão e intensidade de tráfego das máquinas utilizadas no campo. Objetivou-se neste trabalho determinar os efeitos de intensidades de tráfego do pulverizador autopropelido sobre atributos físicos do solo. O experimento foi realizado na Fazenda Experimental Canguiri da Universidade Federal do Paraná, município de Pinhais-PR. O clima é classificado como Cfb, subtropical úmido sem estação seca e precipitação anual média de 1390 mm. O solo é um LATOSSOLO VERMELHO Distrófico húmico, textura argilosa, cultivado por mais de 10 anos com milho para silagem, sob sistema de preparo convencional. O pulverizador autopropelido utilizado foi o da marca Case, modelo Patriot 350. O ensaio foi conduzido em faixas com quatro tratamentos, sendo T0, T1, T3 e T7, correspondente à nenhuma, uma, três e sete passadas respectivamente, com 7 repetições. Foram analisados porosidade total, macro e microporosidade, densidade do solo, resistência do solo à penetração (RP) e estabilidade de agregados nas camadas de 0-0,10, 0,10-0,20, 0,20-0,30 e 0,30-0,40 m. As variáveis analisadas apresentaram diferenças estatísticas significativas até a profundidade de 0,20 m. O aumento da intensidade de tráfego do pulverizador autopropelido provocou a diminuição da porosidade total do solo e de macroporos, enquanto aumentou o volume de microporos. A densidade do solo apresentou maior valor médio de 1,37 Mg m-3 no ensaio com 7 passadas na profundidade de 0,10-0,20 m. Houve redução no índice de estabilidade de agregados com a intensidade de tráfego. O maior valor de RP determinado em campo foi de 1,79 MPa com umidade de 0,32 m3 m-3. O tráfego do pulverizador autopropelido provocou alterações nos atributos físicos do solo, compactando-o, porém não houve degradação física do solo. Palavras-chave: Compactação, número de passadas, resistência à penetração.
     
    Abstract: The intensive use of machines has been the largest responsible for increasing soil agricultural compaction , due to the dimension of the machines used in the field. This study had the goal to determine the effects of self-propelled sprayer traffic on soil physical attributes. The experiment was carried out in the Experimental Canguiri Farm of Paraná Federal University, Pinhais-PR. The climate is classified as Cfb, subtropical humid with no dry season and average annual precipitation of 1,390 mm. Soil is an Oxisol with clay textured, cultivated for more than 10 years with corn for silage, under a conventional tillage system. The self-propelled sprayer used was a Case model Patriot 350. The assay was conducted in four treatments, T0, T1, T3 and T7 corresponding to none, one, three and seven wheel passes , with seven replicates. The attributes evaluated were: total porosity, macroporosity and micrororosity, bulk density, soil penetration resistance and aggregate stability. The results presented significant statistical differences until the depth of 0.20 m. The increasing of self-propelled sprayer passes number caused the decreasing of total soil porosity and macroporosity, while increased the volume of micropores. The bulk density presented mean value of 1.37 Mg m-3 in the 7 passes (T7) in the depth of 0.10-0.20 m. There was a reduction in the stability aggregates index with the number of passes. The highest PR value determined at field was 1.79 MPa with a moisture of 0.32 m3 m-3. The self-propelled sprayer traffic caused changes in the soil physical attributes, occurring soil compaction but without characterize physical degradation. Keywords: Compaction, past number, penetration resistance.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/57653
    Collections
    • Dissertações [283]

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