Fotografias pictóricas, pinturas fotográficas : a circulação de imagens em Curitiba (1881-1918)
Resumo
Resumo: Após a chegada dos primeiros profissionais imigrantes voltados à produção imagética em Curitiba, na transição do século XIX para o século XX, a presença de novas profissões, aparatos técnicos e veículos de difusão imagética contribuíram para a ampliação da circulação de imagens na capital paranaense. Em um contexto ainda incipiente de modernização e modificação do meio cultural, a articulação entre esses profissionais viria a configurar uma nova dinâmica de produção de imagens, pela qual poderiam estabelecer-se, cativar uma clientela e diversificar as suas especialidades. A presente dissertação trata especialmente sobre a parceria dos fotógrafos do Estúdio Volk com o pintor Alfredo Andersen, e sobre os diferentes tipos de imagem de caráter composto obtidos pela combinação direta ou indireta entre os meios fotográfico e pictórico, muitas vezes inclusive produzidos de forma coletiva. Apesar de tratarse de um capítulo pertinente da trajetória desses profissionais, identifica-se, porém, uma escassez de estudos pontuais e aprofundados acerca deste tópico, que se soma à antipatia teórica em relação às práticas de interferência e manipulação envolvidas em coligações como esta. Sobre o processo histórico de interposição entre essas duas linguagens, observa-se que desde sua invenção a fotografia foi utilizada também como auxiliar para a pintura, seja como um tipo de esboço fotogênico, para captar um senso de objetividade; seja como uma forma de democratizar-se por meio da reprodução de postais e ilustrações em periódicos. Por outro lado, a manipulação de negativos e a própria intenção estética teatralizada dos retratos de estúdio demonstrava também uma apropriação dos padrões pictóricos no ofício fotográfico. No cotejo dessas aproximações, podem-se classificar três categorias de imagens compostas entre ambos os meios: as fotografias com referente pictórico, as pinturas com referente fotográfico e as fotopinturas. Por meio dessa categorização, são analisados os diferentes grupos imagéticos relacionados às produções dos referidos profissionais, com amparo em epístolas, fragmentos de periódicos, retratos, negativos e postais fotográficos, recibos, documentos institucionais, pinturas e fotopinturas. Portanto, com o propósito de ampliar o debate sobre as aproximações existentes entre fotografia e pintura no contexto abalizado, tal pesquisa ampara-se nas proposições benjaminianas sobre a temática e em um estudo teórico-metodológico centrado no escopo da história da fotografia. Palavras-chave: Fotografia; Pintura; Fotopintura; Retrato; Alfredo Andersen; Estúdio Volk. Abstract: After the arrival of the first immigrant professionals focused on imagery production in Curitiba, in the transition from the nineteenth to the twentieth century, the presence of new professions, technical devices and image diffusion vehicles contributed to the expansion of images' circulation in the capital of Paraná. In a yet incipient context of modernization and modification of the cultural environment, the articulation among these professionals would configure a new dynamic of images' production, by which they could establish themselves, captivate clients and diversify their specialties. The present dissertation is especially about the association of the Volk Studio photographers with the painter Alfredo Andersen, and about the different types of composed images obtained by the direct or indirect combination between the photographic and pictorial means, often even produced collectively. Although this is a relevant chapter on these professionals' paths, there is however a shortage of punctual and in-depth studies on this topic, in addition to the antipathy of theories related to the interference and manipulation practices involved in coalitions such as this one. About the historical process of interposition between these two languages, it has been observed that since its invention photography has also been used as an aid to painting, as a sort of photogenic sketch, to capture a sense of objectivity; or as a way of democratizing itself through reproduction on postcards and periodicals' illustrations. On the other hand, the manipulation of negatives and the theatrical aesthetic intention of the studio portraits themselves also showed an appropriation of the pictorial patterns in the photographic work. In these approximations, three categories of composed images could be classified between both means: the photographs with pictorial referent, the paintings with photographic referent and the photopaintings. By this categorization, analysis are made about the different imagery groups related to the productions of these professionals, with the support of epistles, periodicals' fragments, portraits, negatives and photographic postcards, receipts, institutional documents, paintings and photopaintings. Therefore, in order to broaden the debate on the existing approaches between photography and painting in the marked-out context, this research is based at benjaminian propositions on the theme and on a theoretical-methodological study centered on the scope of the history of photography. Key Words: Photography; Painting; Photopainting; Portrait; Alfredo Andersen; Volk Studio.
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