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dc.contributor.authorGutierrez, Mariana Planellspt_BR
dc.contributor.otherVoese, Simone Bernardes, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Contabilidadept_BR
dc.date.accessioned2018-10-03T18:57:27Z
dc.date.available2018-10-03T18:57:27Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/57384
dc.descriptionOrientadora: Dra. Simone Bernardes Voesept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Defesa : Curitiba, 27/02/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.89-97pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Contabilidade Gerencialpt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho procura avaliar a eficiência no uso dos recursos por parte das IFES brasileiras no período 2012 - 2016 e a sua evolução com o transcurso do tempo, fazer uma revisão da literatura que tem a ver com o uso eficiente de recursos em instituições de ensino, os conceitos de eficiência, eficácia e produtividade, assim como estudar o panorama geral do ensino superior no Brasil, que tem um comportamento interessante e diferente se olhamos desde o ponto de vista de uma pessoa estrangeira. Foram coletados dados de 63 IFES, resultando para os analises finais 50 IFES com dados balanceados (dados completos), o que representa o 79% do universo de IFES. Nos começos o DEA foi desenvolvido para a avaliação da eficiência de organizações sem fins lucrativos, por isso a técnica torna-se ideal no estudo da eficiência no uso dos recursos das IFES brasileiras. Baseado na literatura foi utilizado como variáveis input: Custo Corrente sem HU, Número de Professores Equivalentes, Número de Funcionários Equivalentes, Total de Alunos Regularmente Matriculados na Graduação (AG) e Número de Vagas Ofertadas, como variáveis output foram utilizadas: Grau de Participação Estudantil (GPE), Conceito CAPES/MEC para pósgraduação, Taxa de Sucesso na Graduação (TSG), Ranking RUF e Índice Geral de Cursos (IGC). Em função das variáveis selecionadas foi elaborado um ranking das instituições no período estabelecido, o qual mostrou no ano 2016, 26 instituições ineficientes em relação ao grupo de instituições eficientes, o que representa mais de 50% das IFES com informação balanceada ou completa (50 IFES). Os resultados gerais indicam um crescimento da ineficiência das IFES no período 2012 - 2016. Como resultado do analise DEA, instituições que serviriam de referência para cada IFE ineficiente foram reveladas e colocadas no estudo. A metodologia DEA mostrou-se adequada para a mensuração e cumprimento dos objetivos do trabalho, o qual revela quão importante resulta à hora de toma de decisões gestão de custos e reestrutura. Por último foi realizado o teste não paramétrico Mann-Withney como o objetivo de verificar a heterogeneidade entre os dos grupos das IFES, eficientes e ineficientes, confirmada por meio de um p-valor<0,0001. Palavras-chave: Análise Envoltória de Dados. Eficiência. Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work tries to evaluate the efficiency in the use of the resources by the Brazilian High School Institutions (HSI) during the period 2012 - 2016, and its evolution with the passage of time, was doing a literature review that has to do with the efficient use of resources among educational institutions, the concepts of efficiency, effectiveness and productivity, as well as studying the generalscene of higher education in Brazil, which has an interesting and different behavior if we look from the point of view of a foreign person. Data were collected from 63 HSI, resulting for the final analysis 50 HSI with balanced data, wich represents 79% of the HSI universe. In the beginning, DEA was developed for the evaluation of the efficiency of non-profit organizations, so the technique becomes ideal in the study of the efficiency in the use of resources of the Brazilian HSI. Based on the literature review, we used as input variables: Current Cost without Hospital, Number of Equivalent Teachers, Number of Equivalent Employees, Total Students Regularly Enrolled in Graduation (AG) and Number of Vacancies Offered, as output variables were used: Degree of Student Participation (GPE), CAPES / MEC Concept for postgraduate, Success Rate in Graduation (TSG), RUF Ranking and General Course Index (IGC). According to the selected variables, a ranking of the institutions was elaborated in the established period, which showed in the year 2016, 26 inefficient institutions in relation to the group of efficient institutions, corresponding to more than 50% of IFES with balanced information (50 IFES). Overall results indicate an increase in the inefficiency of the IFES in the period 2012-2016. As a result of the DEA analysis, institutions that would serve as reference for each inefficient HSI were revealed and placed in the study. The DEA methodology was adequate for the measurement and fulfillment of the objectives of the work, which reveals how important it is at the time of decision-making, cost management and restructuring. Finally, the non-parametric Mann-Withney test was used to verify the heterogeneity among the IFES groups, efficient and inefficient, confirmed by a pvalue <0.0001. Keywords: Data Envelopment Analysis. Performance. Effiency. High School Institutions.pt_BR
dc.format.extent97 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAnálise envoltória de dadospt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectEficiencia (Serviço publico)pt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades publicas - Brasilpt_BR
dc.subjectGestão de recursospt_BR
dc.titleAvaliação da eficiência da gestão dos recursos nas universidades federais brasileiraspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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