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    Y'hovy ohechaárami : oficinas de cinema na Tekoha Y'hovy

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    R - D - ANA CAROLINA MIRA PORTO.pdf (17.49Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Porto, Ana Carolina Mira, 1985-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Essa dissertaçã o, elaborada com base em uma etnografia realizada na Tekoha Y'Hovy , aldeia indígena Avá Guarani localizada em Guaíra, região oeste do estado do Paraná, buscou analisar o processo de apreensão audiovisual e suas dimensões, internas e externas, em contexto de conflito territorial e segregação étnica. A pesquisa teve como mé todo etnográfico a realização de oficinas de cinema na aldeia , através do projeto intitulado Y'Hovy Ohechaárami , o olhar da Y'Hovy . O percurso teórico - metodológico traçado teve como fio - condutor os conceitos de cinema participativo e indigenização do cinem a , evidenciando autores, realizadores e projetos de formação audiovisual inseridos ness as concepções da prática audiovisual , sendo o projeto Vídeo nas Aldeias a principal inspiração conceitual. Para a compreensão da conjuntura de conflito territorial e se gregação étnica sofrida pelos Avá Guarani na região, foi realizada uma análise sobre a violação de direitos humanos e territoriais, evidenciando as narrativas indígenas e o sucessivo processo de esbulho de seus territórios . Neste contexto, a apreensão dos meios audiovisuais pelos Avá Guarani, objetivou o cinema enquanto ferramenta de luta e resistência, em especial à política de invisibilidade instaurada e à segregação étnica vivida. Palavras - chave: Cinema participativo. Indigenização do cinema. Avá Guaran i. Antropologia visual. Oficinas de cinema. C inema educação.
     
    Abstract: This dissertation, based on an ethnography carried out at Tekoha Y'Hovy, an indigenous village Avá Guarani, located in Guaíra, western region of the state of Paraná, sought to analyze the process of audiovisual apprehension and its internal and external dimensions in a conflict context territorial and ethnic segregation. The research had as an ethnographic method the realization of film workshops in the village, through the project entitled Y'Hovy Ohechaárami, the look of Y'Hovy. The theoretical-methodological trajectory traced had as a guiding principle the concepts of participatory cinema and indigenization of cinema, highlighting authors, directors and audiovisual training projects inserted in these conceptions of audiovisual practice, the project Vídeo nas Aldeias being the main conceptual inspiration. In order to understand the conjuncture of territorial conflict and ethnic segregation suffered by the Avea Guarani in the region, an analysis was made on the violation of human and territorial rights, evidencing the indigenous narratives and the successive slave process of their territories. In this context, the apprehension of the audiovisual media by the Avá Guarani, aimed at the cinema as a tool of struggle and resistance, especially the policy of invisibility established and the ethnic segregation experienced. Key-words: Participatory Cinema. Indigenization of cinema. Avá Guarani. Visual anthropology. Film workshops. Cinema education.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/57212
    Collections
    • Dissertações [38]

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