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dc.contributor.advisorNeuffer, Daniela, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherMathias, Álvaro Luiz, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente Urbano e Industrialpt_BR
dc.contributor.otherSENAI. Departamento Regional do Paranápt_BR
dc.contributor.otherUniversität Stuttgartpt_BR
dc.creatorSilva Neto, João Batistapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-08T17:17:15Z
dc.date.available2024-04-08T17:17:15Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/57157
dc.descriptionOrientadora: Profª. Dra. Daniela Neufferpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Álvaro L. Mathiaspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente Urbano e Industrial, em parceria com o SENAI e a Universität Stuttgart. Defesa: Curitiba, 18/06/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.90-96pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa refere-se as premissas e possibilidades para que uma indústria automobilística no Brasil tenha 100% de seus resíduos reaproveitados de alguma maneira, seja através de técnicas usuais, como reciclagem e coprocessamento, ou de técnicas menos convencionais para a destinação final de resíduos industriais. Aliado a isso se buscou criar uma padronização eficaz para esta empresa realizar a gestão de seus resíduos de maneira adequada, de forma a facilitar a correta destinação final de seus resíduos, com utilização de planilhas de controles e novas metodologias internas propostas. A metodologia da pesquisa envolveu uma análise do cenário atual bastante completa, juntamente com técnicas e análises para identificação dos resíduos que até então eram enviados para aterro, permitindo que eles se tornassem o foco deste estudo. Toda esta metodologia foi criada de forma usual, de acordo com as necessidades identificadas na empresa, e permitiu uma análise eficaz da situação encontrada. Os resultados da pesquisa demostraram quais eram os resíduos encaminhados para aterro até então. Aliados com as diversas possibilidades de destinação final discorridas na revisão bibliográfica, foi possível adotar novas estratégias para este resíduo, envolvendo etapas desde a eliminação da geração de alguns deles, ou de adoção de destinação final adequadas para os demais, juntamente com a avaliação e aplicabilidade das alternativas encontradas na empresa em estudo. Tais ações tornaram a quantidade de resíduos enviados para aterro quase treze vezes menor por automóvel produzido do que no ano anterior ao estudo, além de reduzir a porcentagem de resíduos destinados desta forma de 2,34% para 0,20% no comparativo com o total de resíduos gerados por ano.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research is referred to the premises and possibilities for a Brazilian automobile industry to have 100% of their waste recycled in some way, either through of usual techniques such as recycling and coprocessing, or less conventional techniques for the final destination of industrial waste. Together with this, it sought to create an effective standardization for this company to manage its waste properly, so as to facilitate the correct final destination of these wastes, with the use of control sheets and new internal methodologies proposed. A research methodology involved an analysis of the current scenario, complete with techniques and analyzes to identify the residues that have been sent to landfill, allowing them to become the focus of this study. All this methodology was created in a usual way, according to the needs identified in the company, and allowed an effective analysis of the situation found. The search results are examples of wastes to the landfill until then. Allied with several final destination possibilities discussed in the bibliographic review, it was possible to adopt new strategies for this residue, to involve steps from one elimination of the generation of some of them, or adoption of adequate final destination for the others, together with an evaluation and applicability alternatives found in the company under study. These actions made the amount of waste sent to landfill almost thirteen times smaller per car produced than in the last year to the study, in addition to reducing the percentage of waste destined in this way from 2.34% to 0.20% compared to the total of waste generated per year.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectIndústria de reciclagempt_BR
dc.subjectAterrospt_BR
dc.subjectPlanejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.titleOtimização da destinação de resíduos sólidos de uma indústria automobilísticapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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