Memórias e sentimentos nos registros deixados ao MAE-UFPR em seus cadernos de críticas e sugestões (1984 a 2017)
Abstract
Resumo: O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar os comentários do público contidos nos Cadernos de Críticas e Sugestões do MAE-UFPR. Esses Cadernos, com datas entre 1984 a 2017, são entendidos aqui como um meio de comunicação direta e espontânea do público com o museu, uma vez que são utilizados até hoje para saber as opiniões e impressões das pessoas em relação às exposições e aos serviços oferecidos. No momento de sua criação, o então Museu de Arqueologia e Artes Populares (MAAP) tinha como proposta a salvaguarda da Cultura Popular e dos sítios arqueológicos, de acordo com os ideais vigentes nas décadas de 1950-60. Desta forma, o acervo e as duas primeiras exposições do museu refletem as ideias deste período. O projeto de expografia englobava, além da exibição de peças em vitrines, cenografias em abundância de forma a criar uma reprodução mais fidedigna dos objetos em seus contextos de uso e, também, uma maior aproximação entre o acervo e os visitantes. Por meio dos comentários registrados nos Cadernos, foi possível entender as críticas e sugestões trazidas nos períodos em que estas exposições estavam abertas no museu, além das diferentes maneiras pelas quais estas exposições ainda permeiam os sentimentos e as memórias do público que visita ainda hoje o museu. Assim o capítulo 1 trabalha com conceitos importantes que perpassam esse trabalho, tais como as diferenças na noção de patrimônio no contexto brasileiro das décadas de 1950-60, e as maneiras como essas mudanças impactaram os museus por meio das Cartas Patrimoniais; os conceitos de Memória trazidos por Joel Candau e David Lowenthal; e de Lugares de Memória elaborado por Pierre Nora. No capítulo 2 os debates sobre Comunicação trazidos por Yves Winkin são acrescentados ao contexto museológico por meio das relações que se estabelecem entre os museus e os seus públicos através das narrativas expositivas, tema este que dialoga com debates suscitados por Francisco Régis Lopes Ramos e Marcelo Bernardo da Cunha. Ainda como parte do segundo capítulo, são trazidas as diferentes maneiras dos museus perceberem e estudar seus públicos, seja por meio de pesquisas quantitativas (estatísticas) ou qualitativas (opinião). O terceiro e último capítulo está dedicado às palavras do público, ou seja, aos escritos deixados nos oito Cadernos de Críticas e Sugestões existentes no MAE-UFPR. Neste capítulo os comentários do público foram analisados de acordo com as categorias sistematizadas por meio da leitura atenta ao que as pessoas estavam demandando em cada contexto. Mais do que números estatísticos o público aparece neste momento como sujeito que se coloca frente ao museu com voz ativa, questionando e levantando debates importantes para que a própria instituições repense suas ações. Desta maneira, este trabalho contribui para que não somente o MAE-UFPR mas outros museus possam entender as demandas e as diferentes maneiras como o público se posiciona frente às ações da instituição por meio da análise de um material disponibilizado pelo próprio museu, mas nem sempre estudado pelos pesquisadores da área. Palavras-Chave: Comunicação; Memória; Museu Abstract: The aim of the master dissertation is to analyze the public's writings on the Cadernos de Críticas e Sugestões do MAE-UFPR (Books of critics and suggestions). Those Cadernos (Books) dating between 1984 to 2017, are understood as a way of direct and spontaneous communication with the public, since it is still used to this day to register the public's impression and opinions regarding the exhibition and services provided by the museum. On the moment of its creation, then Museu de Arqueologia e Artes Populares - MAAP (Museum of Archeology and Popular Art), had as proposal the preservation of Popular Culture and archaeological sites, according to the current ideas in the 1950-60's. Thus, the collection and first two exhibitions of the museum reflect the ideas of that time period. The expography project in addition to the artefacts in display on the exhibitions, used scenography abundantly, as a way to reproduce the artifacts in its original context, also, proposing a dialogue between the artifacts and the public. By the commentary registered on the Cadernos (Books), it was possible to understand the critics and suggestions brought in the period those exhibitions were open, in addition to the different ways in which those exhibitions still allow the public's sentiment and memories to be seen to this day at the museum. Thus the chapter 1 deals with important concepts that pervade this work, such as the differences in the notion of heritage in Brazilian context of the 1950-60's, and the way in which these changes impacted museums through Cartas Patrimoniais (Charters and Recommendation); the concepts of Memory brought by Joel Candau and David Lowenthal; and of Sites of Memory elaborated by Pierre Nora. In chapter 2 the debates on Communication by Yves Winkin are added to the museological context across the relations that are established between the museums and their publics through the expositive narratives, theme that dialogues with debates raised by Francisco Régis Lopes Ramos and Marcelo Bernardo of Cunha. Also as part of the second chapter, are addressed the different ways in which museums perceived and studied their public, either through quantitative (statistical) or qualitative (opinion) research. The third and last chapter is dedicated to the words of the public, that is, the writings left in the eight Cadernos de Críticas e Sugestões (Books of Criticism and Suggestions) existing in MAE-UFPR. In this chapter the audience's comments were analyzed according to the systematized categories by carefully reading what people were demanding in each context. More than statistical figures, the public appears at this moment as a subject standing in front of the museum with an active voice, questioning and raising important debates so that the institution itself rethink their actions. In this regard, this work contributes so that not only MAE-UFPR but other museums can understand the demands and the different ways in which the public positions itself before the actions of the institution through the analysis of material made available by the museum itself, but not always studied by researchers in the field. Keywords: Communication; Memory; Museum
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