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    As inovações nas rotinas empresariais : visões neoschumpeteriana e gerencial

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    R - D - BRUNO HENRIQUE DE OLIVEIRA.pdf (1.732Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Oliveira, Bruno Henrique de
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Os mercados são caracterizados por um conjunto de empresas que atuam em um mesmo segmento econômico e concorrem em busca de maiores fatias deste mercado, acumulando assim mais lucros. Para alcançar esta posição e até mesmo mantê-la, estas empresas necessitam de inovação em suas rotinas. A inovação surge a partir de alterações aplicadas nas rotinas operacionais, seja por meio de alterações no processo ou no produto. O objetivo deste trabalho é comparar duas abordagens, a teoria neoschumpeteriana e a metodologia gerencial para resultados, no intuito de verificar se estas se complementam e o que podemos extrair desta complementação, a partir da sumarização dos principais conceitos de cada uma delas. A teoria neoschumpeteriana trata a inovação como uma ruptura da estabilidade. A metodologia gerencial para resultados entende a inovação como melhoria em sua operação para o alcance de resultados. As inovações são a chave da mudança e surgem nas rotinas das empresas, e por meio dos fluxos de troca que estas realizam com o ambiente externo, a economia, promovem a partir do processo concorrencial a constante evolução desta. Palavras-chave: Inovação; Mudança; Rotinas.
     
    Abstract: The markets are characterized by a group of companies that operate in the same economic segment and compete in search of bigger slices of this market, thus accumulating more profits. To reach this position and even maintain it, these companies need innovation. The innovation arises from changes applied in the operational routines, either through changes in the process or in the product. The objective of this study is to compare two approaches, the neoschumpeterian theory and the managerial methodology for results, in order to verify if they have some complementation and what can be extracted from it with respect to innovation in companies. Neoschumpeterian theory treats innovation as a breakdown of stability. The management methodology for results means innovation as an improvement in its operation to reach results. Innovations are the key to change and emerge in the routines of open systems, that is, in companies, and through the exchange flows they carry out with the external environment, the economy, promote from the competitive process the constant evolution of this. Key-words: Innovation; Change; Routines.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/56626
    Collections
    • Dissertações [344]

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