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    Capital intelectual e a percepção de valor das empresas : um estudo de dados em painel

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    R - D - EDUARDO REINALDO SARMENTO.pdf (1.466Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Sarmento, Eduardo Reinaldo, 1985-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O capital intelectual (CI) é uma teoria recente que ganhou força dentro da ciência social aplicada. Os economistas são os precursores deste tema ao desenvolver o conceito de capital humano, uma das variáveis do CI. Com base nesta teoria este trabalho analisa como ocorreu o desenvolvimento da teoria do capital intelectual e depois é verificada a relação do coeficiente de capital intelectual de valor agregado (VAIC™) e as oscilações de valor de mercado na percepção dos acionistas através da análise econométrica de dados em painel com empresas listadas na bolsa de valores do Brasil no período de 2010 a 2016. Apesar dos limites do coeficiente VAIC™ o resultado indica que a teoria do CI tem relevância e impacta diretamente no valor da empresa. Palavras Chave: Capital Intelectual, VAIC™, econometria, dados em painel.
     
    Abstract: Intellectual capital (IC) is a recent theory that gained strength within applied social science. Economists are the precursors of this theme in developing the concept of human capital, one of the variables of the IC. Based on this theory, this paper analyzes the development of the theory of intellectual capital and then the relationship of the value-added intellectual capital coefficient (VAIC™) and the market value oscillations in the shareholders perception through the econometric analysis of panel data involving companies listed on the Brazilian stock exchange from 2010 to 2016. Despite the limits of the VAIC™ coefficient the result indicates that the IC theory has relevance and directly impacts on the company's value. Keywords: Intellectual capital, VAIC™, econometrics, panel data.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/56597
    Collections
    • Dissertações [344]

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