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    A utilização do Sistema Eletrônico de Informações - SEI no serviço público : inovação tecnológica para melhoria na eficiência administrativa e no conhecimento institucional

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    R - D - MARY ANNE MURASKI NOWAK.pdf (1.202Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Nowak, Mary Anne Muraski
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A evolução das políticas de ciência e tecnologia no Brasil proporcionou inúmeros benefícios em termos de inovações tecnológicas nas áreas de pesquisa e desenvolvimento para organizações públicas e privadas. No caso de serviços voltados ao gerenciamento de processos e documentos eletrônicos para o serviço público, foi desenvolvida uma ferramenta, através de tecnologia digital, com o objetivo de aumentar a eficiência administrativa, obter agilidade, aumentar a produtividade, proporcionar transparência e reduzir custos. O presente trabalho refere-se à análise, avaliação da funcionalidade e benefícios do Sistema de Informações Eletrônicas (SEI), desenvolvido como uma ferramenta de eficiência administrativa, para contribuição de melhorias no desempenho dos processos do setor público. A metodologia de pesquisa é descritiva e aplicada com abordagem qualitativa. Para atingir este objetivo, primeiramente apresentaremos um pouco da evolução da Ciência e Tecnologia no Brasil e seus desmembramentos, pesquisados em literaturas específicas e depois as informações sobre o sistema SEI, consultadas em material documental. No âmbito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a abordagem do estudo incluirá as etapas de implantação do sistema, treinamento, desenvolvimento de serviços, coleta de pesquisa e resultados. Ao final, será apresentado um diagnóstico do sistema SEI, permitindo avaliar a aplicação das contribuições previamente propostas, a fim de sugerir implementações de melhorias, que possam auxiliar na realização dos processos de trabalho e ampliar o conhecimento por parte da instituição, em seu importante papel na administração pública. Palavras-chave: Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Eficiência administrativa. Conhecimento.
     
    Abstract: The evolution of science and technology policies in Brazil has provided innumerable benefits in terms of technological innovations in the areas of research and development for both public and private organizations. In the case of services aimed at the management of electronic processes and documents for the public service, a tool was developed, through digital technology, with the purpose of increasing administrative efficiency, obtaining agility, increasing productivity, providing transparency and reducing costs. The present work refers to the analysis, evaluation of the functionality and benefits of the Electronic Information System (SEI), developed as a tool of administrative efficiency, in contribution of improvements in the performance of public sector processes. The research methodology is descriptive and applied with a qualitative approach. To reach this goal, we will first present a little of the evolution of Science and Technology in Brazil and its dismemberments, researched in specific literatures and then the information about the SEI system, consulted in documentary material. In the scope of the Federal University of Paraná (UFPR), the study approach will include the steps of system implantation, training, service development, research collection and results. At the end, a diagnosis of the SEI system will be presented, allowing to evaluate the application of the previously proposed contributions, in order to suggest implementations of improvements, that can help in the performance of the work processes and increase the knowledge by the institution, in its important role in public administration. Key-words: Electronic Information System (SEI). Administrative Efficiency. Knowledge.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/55992
    Collections
    • Dissertações [344]

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