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    A Educação de meninos no antigo regime português a partir de dois manuais de educação : séculos XVII e XVIII

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    R - D - TAMYRES GONCALVES PALMA ZIMMER.pdf (1.009Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Zimmer, Tamyres Gonçalves Palma, 1990-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Este trabalho analisa as obras Arte de criar bem os filhos na idade da puerícia (1685) de Alexandre de Gusmão e Apontamentos para a educação de hum menino nobre (1734) de Martinho de Mendonça de Pina e de Proença, publicadas entre o final do século XVII e meados do século XVIII, por dois autores portugueses. A partir da inserção de ambas as obras e seus respectivos autores em seus contextos, seguiu-se para a análise da retórica usada nestes textos, tendo por base Tratado de argumentação: a nova retórica de Chaim Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca. Partindo desta base teórico-metodológica, buscou-se delimitar o público-alvo de cada autor e suas intenções por trás de cada um de seus discursos. Com base no estabelecimento de temas em comum no dois textos, a análise pôde ser realizada de maneira comparativa. Ao completar a análise das obras, pode-se estabelecer alguns conceitos comuns na discussão educacional portuguesa entre os séculos XVII e XVIII, bem como ressaltar as diferenças de pensamento entre os autores, oriundas de seus lugares sociais distintos, assim como do meio século que separa ambas as publicações. Palavras-chave: Antigo Regime. História da educação. História da infância. História dos jovens.
     
    Abstract: This paper analizes the books Arte de criar bem os filhos na idade da puerícia (Alexandre de Gusmão - 1685) and Apontamentos para a educação de hum menino nobre (Martinho de Mendonça de Pina e de Proença - 1734), published by two Portuguese authors, between the 17th and 18th centuries. From the insertion of both books and their respective authors in their own context, I chose to analize the rhetoric used in these texts, The New Rhetoric: A Treatise on Argumentation by Chaim Perelman and Lucie Olbrechts-Tyteca as my base. Using this theoretical-methodological I intended to delimit both authors' audience and their intentions behind each of theirs works. By establishing similar subjects from both texts, the analysis was done in a comparative way. Having finished the analysis of both books, I was able to establish some common concepts in the Portuguese educational debates in the 17th and 18th centuries, as well as to emphasize the differences in their ideas, which is the result of the local they were raised and the year the books were published. Keywords: Ancient Regime. Educational History. Infancy History. Youth History.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/55927
    Collections
    • Dissertações [252]

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