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Resumo
Resumo :Este trabalho analisa o início das carreiras fonográficas de Raul Seixas e Secos e Molhados, estudando os álbuns lançados por eles em 1973 e 1974, a saber, Krig-Há Bandolo!, Gita e Secos & Molhados I e II. Fenômenos de público e vendas esses artistas se inseriram no mercado fonográfico brasileiro de maneira meteórica e constituíram seu espaço em um campo que passava por disputas ideológicas e estéticas. O Brasil vivia o Regime Militar cujo aparato de censura e repressão atingiu diretamente os artistas estudados, embora eles não se enquadrassem nos esquemas tradicionais de engajamento ou oposição política. O trabalho estuda suas músicas e videoclipes como possíveis crônicas sociais do Brasil dos anos 1970 e como formas de crítica à condução da política nacional, investigando os eventuais vínculos que suas narrativas estabeleceram com setores da sociedade, sobretudo jovens. Constatou-se que esses artistas, através de sua música, questionaram diversos aspectos da sociedade e da política brasileira apesar de serem considerados como jovens alienados à realidade do país por não se enquadrarem nas formas tradicionais de contestação. Nesse sentido, o rock brasileiro, através desses artistas, questionou e representou diversos aspectos da ordem social daquele momento. Palavras-chave: Raul Seixas. Secos & Molhados. Regime autoritário. História. Música. Abstract :This paper analyzes the beginning of the musical careers of Raul Seixas and the band Secos e Molhados, studying the albums Krig-Há Bandolo ! and Gita, from Raul Seixas and the albums Secos & Molhados I and II, all released in 1973 and 1974. Having a meteoric ascent inside the Brazilian phonographic market and becoming well-known and best-selling artists, they found their place in a market going through ideological and aesthetic disputes. Brazil was living under a military regime, therefore censorship and repression directly affected the artists here studied, even though they did not fit in the traditional schemes of engagement or political opposition. The paper studies their songs and video clips as possible social chronicles of Brazil during the 1970s and as criticism to the driving of national politics, investigating the possible links that their narratives established with sectors of society, especially young people. It was found that these artists, through their music, questioned several aspects of Brazilian society and politics despite being considered as young people alienated to the reality of the country because they did not fit in the traditional forms of contestation. Brazilian rock, through these artists, questioned and represented various aspects of the social order of that moment. Keywords: Raul Seixas. Secos & Molhados. Military regime. History. Music.
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