Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrandenburg, Alfio, 1949-pt_BR
dc.contributor.authorCorrêa Júnior, Cyro Fernandespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-05-15T14:15:51Z
dc.date.available2020-05-15T14:15:51Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53495
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alfio Brandenburgpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa: Curitiba, 20/10/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 185-192pt_BR
dc.description.abstractResumo: A vida humana contemporânea concentra populações no meio urbano, alienando-as da natureza, da terra e tornando-as dependentes das populações do meio rural, que produzem o alimento que consomem cotidianamente. O Brasil, com histórico de convívio secular com a fome, iniciou o século XXI procurando desenvolver estratégias de segurança alimentar. Sob a égide do Programa Fome Zero, foram institucionalizadas políticas públicas que articularam compras de produtos da agricultura familiar e sua distribuição para grupos sociais em estado de vulnerabilidade nutricional em entidades assistenciais e, a públicos educacionais, como estratégia de soberania, segurança e reeducação alimentar. A implantação dessas políticas públicas em Ivaiporã fomentou o processo de construção social do Mercado da Agricultura Familiar, com diversos atores coletivos, do poder público e da sociedade civil, na busca de solução logística para as demandas planificadas do PAA e PNAE e, a partir disso, de participação dos agricultores familiares no mercado concorrencial, organizados em associação. Da pesquisa teórica, apresentamos a formação histórica de Ivaiporã e sua agricultura familiar em interface com mercados, além de referenciar conceitos sociológicos chaves para a análise. Da pesquisa empírica, as percepções das agricultoras e agricultores familiares que além de plantar, cultivar e colher, passaram a associar-se para vender de forma direta ao consumidor no circuito local de hortifrutigranjeiros. Percepções do antes, durante e depois da APRI na gestão do Mercado da Agricultura Familiar e em suas vidas. Conceitos chaves: Agricultura familiar. Políticas públicas. Associação. Mercado. Alimentação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Contemporary human life concentrates populations in the urban environment, alienating them from nature and from the land and making them dependent on the rural population, who produce the food they consume on a daily basis. Brazil, with a history of secular conviviality with hunger, began the 21st century seeking to develop food security strategies. Under the aegis of the Zero Hunger Program, public policies were institutionalized that articulated purchases of products from family agriculture and their distribution to social groups in a state of nutritional vulnerability in assistance entities and, to educational audiences, as a strategy of sovereignty, security and food reeducation. The implementation of these public policies in Ivaiporã fostered the social construction process of the Family Agriculture Market, with several collective actors, public authorities and civil society, in the search for a logistical solution to the planned demands of the PAA and PNAE and, from there , of participation of family farmers in the competitive market organized in association. From the theoretical research, we present the historical formation of Ivaiporã and its family agriculture in interface with markets, besides conceptual sociological references for the analysis. From empirical research, the perceptions of women farmers and family farmers who, in addition to planting, growing and harvesting, started to associate themselves to sell directly to the consumer in the local vegetable and fruit production circuit. Perceptions of before, during and after APRI in the management of the Family Agriculture Market and in their lives. Key Concepts: Family farming. Public policies. Association. Market. Foodpt_BR
dc.format.extent192 p. : . il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectAgricultura familiar - Paranápt_BR
dc.subjectPlanejamento político - Brasilpt_BR
dc.subjectPolitica alimentarpt_BR
dc.titlePlantar, colher e associar-se para vender : a experiência da associação no mercado da agricultura familiar de Ivaiporãpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples