História do ensino de relações públicas no paraná
Resumo
Resumo : O presente trabalho traça um panorama da história dos cursos de Relações Públicas no estado do Paraná, Brasil, mostrando como foi sua evolução e suas principais mudanças desde sua criação nos anos de 1970. Para tanto apresenta conceitos fundamentais de Relações Públicas, como definições, funções e instrumentos, bem como traz um histórico resumido do seu desenvolvimento desde os seus primórdios, nos Estados Unidos e no Brasil. O intuito deste trabalho é de complementar a recente história das Relações Públicas com os relatos sobre como o ensino da área se estruturou no estado do Paraná. Constatou-se que há uma mudança significativa na formação desse profissional paranaense a partir da década de 1990, quando ocorre uma explosão de cursos superiores no Brasil e em especial, no estado em questão. Através da pesquisa, concluiu-se que essa é uma das habilitações da área de Comunicação Social, que mais se profissionalizou no Estado, não apenas pela quantidade de estudantes formados que se inseriram no mercado como também pela necessidade que as empresas e os órgãos públicos passaram a ter de um profissional especializado para dar conta das diversas interfaces da comunicação. Finalmente, a pesquisa aponta que ainda é necessário repensar a formação de Relações Públicas no ensino superior brasileiro, fazendo adequações curriculares para acompanhar as mudanças do mercado, investindo na capacitação do seu quadro docente e proporcionando a tão esperada integração entre a teoria acadêmica e a prática profissional Abstract: The present work traces a panorama of the history of the courses of Public Relations in the state of the Paraná, Brazil, showing how was its evolution and its main changes since its creation in the years of 1970. In this way presents fundamental concepts of Public Relations, as definitions, functions and instruments, as well brings a description summarized of its development since its early years, in the United States and in Brazil. The intention of this work is of complementing the recent history of the Public Relations with the stories in the education of the area and it was structured in the state of the Paraná. It was evidenced that a significant change in the formation of this professional, in the state, from the decade of 1990, when occurs an explosion of superior courses in Brazil and in particular, in the state in question. Through research, was concluded that this is one of the qualifications of the area of Social Communication, that was more professionalized in the State, not only for the amount of formed students who had inserted themselves in the market as well for the necessity of the public companies and agencies had started to offer a specialized professional that can manage the diverse interfaces of the communication. Finally, the research points that still is necessary to rethink the formation of Public Relations in Brazilian superior education, making adequacies to accompany the changes of the market, investing in qualification of its teachers and providing the so waited integration between the academic theory and practical professional
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- Teses & Dissertações [10564]