Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStedile, Simone Tostes de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorCapilé, Karynn Vieirapt_BR
dc.contributor.otherMolento, Carla Forte Maiolinopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterináriaspt_BR
dc.date.accessioned2018-08-02T18:59:52Z
dc.date.available2018-08-02T18:59:52Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/49365
dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Simone Tostes de Oliveira Stedilept_BR
dc.descriptionCo-orientadora : Profª Drª Carla Forte Maiolino Molentopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias. Defesa: Curitiba, 24/03/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Ciências veterináriaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O uso de métodos alternativos para o treinamento de procedimentos clínicos na Medicina Veterinária constitui uma possibilidade de superar dois grandes problemas atuais: um de ordem ética, que é a utilização de animais vivos como recursos didáticos, e outro de ordem técnica, que é a oportunidade limitada de os estudantes desenvolverem e exercitarem suas capacidades clínicas. Simultaneamente, o desenvolvimento de métodos alternativos possibilita a implementação do princípio ético dos 3Rs, substituição, redução e refinamento do uso de animais no ensino. Considerando-se as vantagens do uso de métodos alternativos, desenvolveu-se um simulador de paciente canino que permitiu aos estudantes o treinamento da técnica de palpação prostática. O uso de métodos alternativos para o treinamento clínico ainda é um assunto negligenciado em muitos cursos de Medicina Veterinária, o que motivou a segunda parte deste trabalho, a elaboração de um guia para a realização de uma oficina sobre métodos alternativos com o intuito de expandir o conhecimento ético e técnico dos participantes. A oficina resultou em um notável envolvimento dos participantes com o tema e na criação de quatro modelos alternativos para o treino de procedimentos clínicos. Palavras-chave: educação humanitária, substituição, aprendizado prático, métodos alternativos, ética.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The use of alternative methods for clinical training in veterinary medicine is an opportunity to overcome two major issues in contemporary practice: an ethical one, which is the use of live animals as teaching resources, and a technical one, which is the limited opportunity for students to develop and exercise their clinical skills. Simultaneously, the development of alternative methods enables the implementation of the ethical principle of the 3Rs, replacement, reduction and refinement of animal use in teaching. Considering the advantages of using alternative methods, we developed a canine patient simulator that allowed students to train the prostate palpation technique. The use of alternative methods for the clinical training is still a neglected subject in many veterinary medicine courses, which led us to the second part of this work, the development of a guide for conducting a workshop on alternative methods in order to expand ethical and technical knowledge of the participants. The workshop resulted in a notable participant involvement with the topic and the creation of four alternative models for training of clinical procedures. Keywords: humane education, replacement, practical learning, alternative methods, ethics.pt_BR
dc.format.extent65f. : il. algumas color., retrs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMedicina veterináriapt_BR
dc.subjectAnimais - Proteção - Aspectos morais e éticospt_BR
dc.titleDesenvolvimento e avaliação de simuladores como recursos didáticos para o treinamento de habilidades clínico veterináriaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples