Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDrozda, Fabiano Oscar, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.creatorGauto Castillo, Liz Gabrielapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-19T18:13:57Z
dc.date.available2024-04-19T18:13:57Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47489
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Fabiano Oscar Drozdapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Defesa: Curitiba, 22/02/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 113-118pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação visa contribuir para a área de diagnóstico de falhas em produtos de fabricação em massa após terem sido vendidos ao consumidor final. Para alcançar este objetivo, foi proposta a metodologia 2RP (Rapid Response For Production), a qual integra as seguintes ferramentas: Diagrama de Pareto, Diagrama de Afinidades, Diagrama FAST e Diagrama Matriz, sendo esta última auxiliada pela lógica difusa, a fim de superar as limitações ao pontuar as variáveis correlacionadas. Para validar a metodologia, foi feita uma aplicação em um caso prático, utilizando a base de dados da empresa Alpha, extraídas da plataforma virtual Reclame Aqui. Na primeira etapa, a metodologia serviu para identificar o produto e suas principais reclamações por meio do uso das ferramentas Diagramas de Pareto e Diagrama de Afinidade. Na segunda etapa, o produto foi caracterizado e classificado em suas funções básicas e secundárias, mediante o Diagrama FAST. Já na terceira etapa, utilizou-se o Diagrama Matriz para relacionar os principais problemas com os componentes que afetam o desempenho do produto para, assim, identificar os componentes que causaram a falha. Finalmente, o resultado obtido após a aplicação da metodologia 2RP permite que as empresas possam tomar ações para corrigir problemas de produção a fim de evitar reincidências de falhas e, consequentemente, de reclamações.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The following master thesis aims to contribute to the area of diagnosis of failures in mass-produced products after being sold to the final consumer. To reach this objective, the Rapid Response For Production (2RP) methodology was proposed, which integrates the following tools: Pareto Diagram, Affinity Diagram, FAST Diagram and Matrix Diagram, this last tool being aided by diffuse logic to overcome the limitations when punctuating the correlated variables. Methodology validation was applied in a practical case, using the Alpha company database, extracted from the virtual platform Reclame Aqui. In the first step, the methodology served to identify the product and its main complaints through the use of the Pareto Diagrams and Affinity Diagram tools. In the second step, the product was characterized and classified in its essential and secondary functions, through the FAST Diagram. In the third step, the Matrix Diagram was used to relate the main problems with the components that affect the performance of the product to identify which ones caused the failure. Finally, the result obtained after applying the 2RP methodology allows companies to take actions to correct production problems to avoid recurrence of failures and, consequently, complaints.pt_BR
dc.format.extent120 f. : il. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEngenhariaspt_BR
dc.subjectPadrões de desempenhopt_BR
dc.titleRápida resposta para produção (2RP) : uma proposta de integração entre ferramentas da qualidade voltadas ao mapeamento das falhas em produtos no pós-vendapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples