Competências, estratégias e desenvolvimento : o caso de subsidiárias estrangeiras localizadas em um país em desenvolvimento
Resumo
Resumo: A internacionalização de empresas tem se tornado cada vez mais frequente diante da abertura econômica dos mercados e das oportunidades procedentes deste cenário. O investimento direto no exterior beneficia tanto o investidor, por meio da expansão de seus negócios e aumento dos rendimentos, quanto o receptor, cujas taxas de crescimento econômico do país são ampliadas conforme tecnologias adquiridas. Nesse contexto, as subsidiárias exercem papel fundamental para os objetivos estratégicos da multinacional. A capacidade que as subsidiárias apresentam em relação ao acesso ao conhecimento, ideias e oportunidades nas regiões específicas onde as mesmas se encontram se torna um fator relevante e fundamental para a geração de competências nas organizações. No entanto, ainda não se tem um entendimento pleno acerca de como elas se transformam e influenciam as operações internacionais contribuindo para a criação de vantagem competitiva diante das características inerentes às economias em desenvolvimento. Sendo assim, este trabalho tem o objetivo de analisar o comportamento de subsidiárias de multinacionais localizadas em países em desenvolvimento quanto à sua capacidade de geração de competências. Trata-se de uma pesquisa básica com abordagem qualitativa, se caracterizando como exploratória e descritiva em relação aos objetivos. O instrumento proposto para a pesquisa foi o estudo de caso realizado em uma multinacional de origem francesa que possui duas subsidiárias no Brasil. A análise foi conduzida conforme as dimensões do relacionamento matriz-subsidiária identificadas na literatura. Os resultados apontam que a autonomia, orientação empreendedora e contexto local são as dimensões em que as subsidiárias mais se destacam. A integração com a matriz e as iniciativas se mostram como os aspectos mais frágeis. Desse modo, as unidades brasileiras podem ser caracterizadas como subsidiárias que exploram recursos e têm acesso ao conhecimento e habilidades capazes de melhorar a base de competências de toda companhia. Abstract: The internationalization of companies has become increasingly frequent due to the economic opening of the markets and the opportunities from this scenario. Direct foreign investment benefits both the investor by expanding his business and increasing incomes, as well as the recipient, whose rates of economic growth in the country are amplified according to technologies acquired. In this context, the subsidiaries play a fundamental role for the strategic objectives of the multinational. The ability of subsidiaries to access knowledge, ideas and opportunities in the specific regions where they are found becomes a relevant and fundamental factor for the generation of competences in organizations. However, there is still no full understanding of how they have evolved and influence international operations, contributing to the creation of a competitive advantage in the face of the inherent characteristics of developing economies. Thus, this paper aims to analyze the behavior of subsidiaries of multinationals located in developing countries regarding their capacity to generate competences. It is a basic research with a qualitative approach, characterized as exploratory and descriptive in relation to the objectives. The proposed research instrument was the case study, carried out in a French multinational that has two subsidiaries in Brazil. The analysis was conducted according to the dimensions of the headquarters-subsidiary relationship identified in the literature. The results point out that the autonomy, entrepreneurial orientation and local context are the dimensions in which the subsidiaries more stand out. Integration with the headquarters and initiatives prove to be the most fragile. In this way, brazilian subsidiaries can be characterized as subsidiaries that exploit resources and have access to knowledge and skills capable of improving the company's skills base.
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