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    O Chão onde se senta, o lugar onde se pisa : etnografia das técnicas do corpo em eventos do budismo Tibetano

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    R - D - BRUNO CAMPOS CARDOSO.pdf (7.911Mb)
    Data
    2016
    Autor
    Cardoso, Bruno Campos
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O objetivo desta dissertação é descrever e analisar parte do arranjo complexo com que o budismo tibetano vajrayana se manifesta nos "circuitos espirituais" brasileiros, tendo como foco os percursos dos praticantes e os modos específicos de transmissão e aprendizado do conhecimento e das técnicas corporais budistas. Neste trabalho procuramos descrever tais circuitos espirituais a partir de eventos (cursos, workshops, retiros) que podem ser compreendidos como entroncamentos dos percursos de vários praticantes. Aos descrevermos as técnicas corporais budistas - em especial a prática da meditação (shamatha) e de uma série do ioga tibetano (tsa-lung) - como modos de experimentação de corporalidades não-ordinárias, demonstramos como essas técnicas são, simultaneamente, o veículo do aprendizado budista e como também fazem parte do cotidiano dos praticantes. Ao produzir uma reflexão sobre a produção de corporalidades na articulação de múltiplos campos de prática, descrevemos o contexto heterogêneo dos retiros e cursos budistas. Trata-se, como veremos, de tipo um de conhecimento do mundo que se constitui e se desenvolve no corpo e a partir do corpo, sobretudo nos contextos e situações de aprendizado e articulações de saberes distintos. Palavras-chave: budismo tibetano; técnicas corporais; meditação; ioga; prática.
     
    Abstract: This dissertation aims to describe and analyze the complex arrangement by which the tibetan buddhism (vajrayana) manifests in brazilian "spiritual circuits", with focus on the practitioners' pathways and the specific modes of transmission and learning of buddhist knowledge and corporal techniques. In this work we describe this spiritual circuits by means of events (courses, workshops, retreats) which can be thought as junctions of many practitioner pathways. Describing this buddhist techniques - the shamatha meditation and a tibetan yoga series called tsa-lung - as modes of experimentation of non-ordinary corporealities, e we show how they become part of practitioner's everyday experiences. By articulating the production of bodies and practice fields, we portray the heterogeneous context of buddhist retreats and courses and this is a kind of knowledge that is constituted and developed in and from the body. Keywords: tibetan buddhism; body techniques; meditation; yoga; practice.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/45956
    Collections
    • Dissertações [33]

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