Diretrizes estratégicas para o curso de Mestrado em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Paraná
Resumo
Resumo: Os programas de pós-graduação das instituições de ensino superior, após seu registro inicial junto à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) sofrem por meio de avaliações o estabelecimento da sua qualidade com base em um processo que atualmente é realizado quadrienalmente. O estudo de como é aplicado e as questões mais discutidas, serviram de base para o desenvolvimento desta pesquisa. A avaliação pressupõe uma série de ações que realizadas pelos programas, os qualificam por meio de notas. Notas que servem de base também para a obtenção de recursos. O tema desta dissertação engloba os aspectos teóricos da avaliação e remete ao estudo do mestrado de engenharia de produção da Universidade Federal do Paraná. Com a análise de conteúdo dos dados referentes a avaliação e seus critérios, a observação participante, a análise das bases de dados, especialmente as registradas na plataforma sucupira e, pesquisa bibliográfica, com fundamentos do planejamento estratégico, resultam em informações que indicam aquelas com maior impacto no processo. Referenciadas as opiniões de autores sobre o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) na qualidade dos programas, e de como a avaliação da CAPES tem contribuído para sua melhoria. O resultado da pesquisa culminou na elaboração de sete diretrizes estratégicas com a indicação de ações, que servem de fundamento para o planejamento e desenvolvimento do programa de engenharia de produção da Universidade Federal do Paraná.
Palavras-Chave: Avaliação da pós-graduação; Diretrizes Estratégicas; CAPES. Abstract: The graduate programs of higher education institutions, after its initial registration with the CAPES (Higher Education Personnel Improvement Coordination) suffer through evaluations establish its quality based on a process that is currently held every four. The study of how it is applied and the most discussed issues were the basis for the development of this research. The evaluation involves a series of actions undertaken by programs qualify them through notes. Note that also serve as a basis for obtaining resources. The theme of this thesis includes the theoretical aspects of assessment and refers to master the study of production engineering at the Federal University of Parana. With the data content analysis regarding the evaluation and its criteria, participant observation, analysis of databases, especially those recorded in sucupira platform and literature, with fundamentals of strategic planning, result in information that indicates those with higher impact on the process. Referenced authors' opinions on the National System of Graduate Studies (SNPG) the quality of the programs, and how to CAPES has contributed to its improvement. The result of research culminated in the development of seven strategic guidelines indicating actions, which form the basis for planning and development of production engineering program at the Federal University of Parana
Keywords: post- graduate studies; Strategic Guidelines; CAPES.
Collections
- Dissertações [124]