Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorQueiroz, Sandra Mara Pereira dept_BR
dc.contributor.otherGrauer, Andreas Friedrichpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente Urbano e Industrialpt_BR
dc.contributor.otherSENAI. Departamento Regional do Paranápt_BR
dc.contributor.otherUniversität Stuttgartpt_BR
dc.creatorTrindade, Rodrigopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-19T18:33:15Z
dc.date.available2024-04-19T18:33:15Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/45238
dc.descriptionOrientador : Profª. M.Sc Sandra Mara P. Queirozpt_BR
dc.descriptionCoorientador : Prof. Dr. Andrea Grauerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Mestrado Profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e a Universität Stuttgart. Defesa: Curitiba, 13/07/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências: f. 112-119pt_BR
dc.description.abstractResumo: A melhoria na mobilidade urbana é um fator que frequentemente habita os planejamentos e metas dos gestores públicos. O trânsito de veículos automotores se apresenta com destaque quando o assunto é fragilidade na mobilidade urbana e aumento de poluentes atmosféricos. A utilização da bicicleta surge como uma ótima proposta para minimização dos poluentes e mais especificamente do dióxido de carbono, importante no ciclo de vida dos seres vivos e no efeito estufa, contudo para a massificação do uso desse veículo, modificações nas estruturas físicas e culturais necessitam ser realizadas. O presente trabalho visa a elaboração de propostas para a redução deste gás, usando para isso a otimização na utilização da bicicleta, descrevendo-a como importante modal de transporte, inserida em cenários de estímulo ao uso e consequente estimativa da melhora da qualidade do ar com esta substituição. A pesquisa abrangeu como área de estudo o município de Curitiba, utilizando informações detalhadas como as características da estrutura pública cicloviária, pesquisas de utilização da bicicleta como veículo de transporte e de contagem de tráfego, entrevistas com responsáveis pelos projetos de ciclomobilidade municipal, além de simuladores de impactos e substituição de modais de transporte. Registrou-se que as vias e estruturas adaptadas à prática da ciclomobilidade são bastante utilizadas na cidade e servem de importante facilitador nos deslocamentos dos usuários, mesmo que as respostas às pesquisas demonstrem que próximo de 70% das pessoas que não utilizam ou pouco utilizam a bicicleta não o façam por falta de infraestrutura. Em uma comparação com a utilização com outros modais de transporte, a bicicleta ainda se apresenta como a melhor opção na agilidade no trânsito. As propostas de melhorias neste quesito foram apresentadas como tema nas campanhas políticas, e a morosidade apresentada atualmente impõe um ritmo gradual, porém lento, no desenvolvimento da ciclomobilidade e no compasso da melhora da qualidade do ar. Os benefícios com a substituição dos automóveis pelas bicicletas não se resumem à qualidade do ar, mesmo havendo um decréscimo significativo com essa troca, auxiliam a minimizar os congestionamentos, aumentam a qualidade de vida e diminuem os gastos com manutenção, combustível, além do menor valor da aquisição do bem.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Developement of urban mobility is a goal that every public managers need to keep in mind. The traffic of automobile vehicles is outlined when the subject of fragility in urban mobility and atmospheric pollution is discussed. Utilization of bicycles comes as a great solution to cutting down the pollutants, especially carbon dioxide, important in the life cycle of living beings as well as in the green house effect. However, to allow an increase in the use of this alternative vehicle, many structural improvements are required. This work's aim is to elaborate options for the reduction of this gas, otimizing the use of the bicycle as an important mean of transportation, stimulating its use and, consequently, improving the quality of the air. The research covered the city of Curitba, making use of detailed informations concerning the public cycling structure, surveys regarding the utilization of the bicycle, interviewing of the people responsible for the projects in urban mobility, while making use of a simulator of the impacts of this substitution in the means of transportation. It was found that the cycling structures are frequently used in the city and are an important enabling factor for the displacement of users, even though surveys indicated that 70% of the people who do not make use of the bicycle do so not because of the lack of structure itself, but due to other factors as well. In a comparison between cycling and other means of transportation, it has been evidenced as the fastest way to get through traffic. Proposals for the developement in this aspect have been presented as the main point of many political campaigns and, however slowly, implementation of cycling as a main means of transportating is steadily growing along with the improving of the air quality. Furthermore, the benefits are not limited to the atmosphere, but also to the decreasing of traffic jams, better life standards, lowering of the costs with fuel, maintenance of the vehicle and the vehicle itself.pt_BR
dc.format.extent123 p. : il., algumas color., grafs., tabs., mapas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPlanejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.subjectAr - Poluiçãopt_BR
dc.subjectDioxido de carbonopt_BR
dc.subjectAtmosferapt_BR
dc.titleAvaliação do modal bicicleta para a redução da emissão de dióxido de carbono (CO2) em Curitiba/PRpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples