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dc.contributor.advisorSanquetta, Carlos Roberto, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherBolzón de Muñiz, Graciela Inéspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Bioenergiapt_BR
dc.creatorDullius, Alexandrept_BR
dc.date.accessioned2025-06-03T11:19:28Z
dc.date.available2025-06-03T11:19:28Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/45064
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Carlos Roberto Sanquettapt_BR
dc.descriptionCoorientadora : Profª. Dra. Graciela Inés Bolzon de Munizpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Bioenergia. Defesa: Curitiba, 14/03/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 65-74pt_BR
dc.description.abstractResumo: Projetos voltados para o meio sustentável podem assumir grande destaque no cenário científico e tecnológico em virtude das reduções desejadas de gases poluentes ao efeito estufa e, também, em substituição de produtos de origem fóssil, por produtos renováveis. Desta forma, o presente estudo quantificou as emissões no transporte coletivo ônibus urbano da cidade de Curitiba no período de um ano, comparando as emissões em três diferentes combustíveis: combustível convencional (Diesel), combustível renovável (Biodiesel), motor elétrico diesel e biodiesel (motor híbrido). Como principais resultados deste estudo, identificou-se uma matriz energética de consumo de 92,11%, de combustível fóssil (diesel puro) e, 7,89% de combustível renovável (biodiesel). As emissões deste consumo resultaram em um total de 199.554,10 toneladas métricas de CO2 eq, sendo que deste total 14.749,18 toneladas métricas de CO2 advêm da queima biomassa. Quando comparada as emissões per capitas do mesmo setor a nível nacional, o transporte coletivo de Curitiba, ônibus urbano, emite aproximadamente 82% menos GEEs. O uso de biodiesel no transporte público de Curitiba no mesmo o período evitou a emissão de aproximadamente 10.000 toneladas métricas de CO2. Os resultados dos testes de opacidade indicaram que o modelo híbrido operando a B100 emite cerca de 93% menos fumaça preta. Pela análise econômica, se toda a frota da cidade de Curitiba fosse híbrida, com o total do volume de combustível utilizado, obteria-se uma economia de R$ 62.558.868,08, valor este que cobriria duas vezes os gastos com saúde pública advindos das emissões do transporte coletivo na capital mais populosa da América do Sul, São Paulo. Palavras Chave: Ônibus Híbrido, Emissões GEEs, Transporte Coletivo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Projects for sustainable environment can take great emphasis on scientific and technological scenario because the desired reductions of greenhouse gases to the effect, and also to replace fossil products for renewable products. Thus the present study quantified emissions in urban transportation buses in Curitiba in one year, comparing emissions in three different fuels: conventional fuel ( diesel ), renewable fuel ( biodiesel ), biodiesel and diesel electric motor (motor hybrid). The main results of this study identified an array of energy consumption of 92.11%, fossil fuel ( pure diesel ) and 7.89% of renewable fuel ( biodiesel ). Emissions from this consumption resulted in a total of 199,554.10 metric tons of CO2 eq, of this total 14749.18 metric tons of CO2 come from burning biomass. Compared emissions per capitas the same industry nationally, public transport in Curitiba, urban bus emits about 82 % less GHGs. The use of biodiesel in public transport in Curitiba in the same period avoided the emission of 10,000 metric tons of CO2. The results of the opacity tests showed that the hybrid operating B100 emits around 93% less black smoke. For the economic analysis, a savings of R $ 62,558,868.08, value if the entire fleet of Curitiba was hybrid, with the total volume of fuel used, would get up this would cover twice the public health expenditures arising emissions of public transport in the most populous capital of South America, Sao Paulo. Keywords: Hybrid Bus, GHG Emissions, Public Transport.pt_BR
dc.format.extent74 f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAr - Poluiçãopt_BR
dc.subjectPoluentes Ambientaispt_BR
dc.subjectEfeito estufa (Atmosfera)pt_BR
dc.titleEmissões de gases de efeito estufa e poluentes por uso de combustíveis no transporte público de Curitiba - PRpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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