Proposta para inserção de ações de empreendedorismo no curso de Engenharia de Produção : estudo de caso em uma IES Pública
Resumo
Resumo: O cenário econômico brasileiro nas duas últimas décadas passou por uma mudança significativa, já que os níveis de crescimento da economia, verificados em meados dos anos 2000, perderam seu ímpeto a partir de 2009 e vêm crescendo a taxas módicas desde então, devido, entre outros fatores, a crise dos mercados internacionais. O Brasil passou por um período próspero com o aumento da taxa de emprego, maior acesso ao crédito e políticas de distribuição de renda que impactaram positivamente na economia, contribuindo para o crescimento das atividades empreendedoras. Neste contexto, ao longo desta pesquisa, investigou-se quais elementos devem ser incluídos na formação dos alunos de um curso superior para despertar o seu espírito empreendedor. Desta forma, o objetivo principal deste trabalho foi propor uma reestruturação no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Paraná (UFPR), para incluir ações de ensino, pesquisa e extensão que visem estimular o espírito empreendedor dos egressos, assim como uma sugestão do reposicionamento das disciplinas voltadas ao empreendedorismo, encontradas em sua grade curricular. Os instrumentos de pesquisa utilizados para se alcançar esse objetivo foram: revisão bibliográfica, levantamento de dados na página eletrônica do Ministério da Educação e Cultura (e-MEC), pesquisa junto aos discentes, entrevistas semiestruturadas com docentes e estudo de caso da UFPR. Por meio da revisão sistemática da literatura relativa ao tema, verificou-se que o empreendedorismo pode ser aprendido por qualquer pessoa, ou seja, se pode ser aprendido, pode ser ensinado e as IES são as responsáveis pela implantação desse conteúdo em suas grades curriculares. Ainda nessa revisão da literatura, ficou clara a necessidade de que ocorra uma mudança na mentalidade do docente, que deve visar não somente o conhecimento teórico, como também, o conhecimento prático para proporcionar aos estudantes a oportunidade de empreender. Para auxiliar nessa mudança, existem empresas especializadas que promovem cursos e parcerias com IES. Durante as pesquisas, constatou-se ainda, que há um grupo de disciplinas consideradas chave para a formação de um empreendedor e que se os docentes forem devidamente treinados, poderão incentivar, motivar e encorajar seus alunos na participação de grupos de pesquisa e trabalhos de extensão, visando sua preparação para abertura de seu próprio negócio. Concluiu-se que as IES devem colaborar de maneira eficiente na formação de egressos com potencial empreendedor, viabilizando assim a proposta gerada nesse trabalho, para inserção de ações de empreendedorismo no curso de Engenharia de Produção. Abstract: The Brazilian economic scenario have been significantly changed in the past two decades, since the economic growth rate seen in the mid-2000s, lost their impetus from 2009 and due to the international market crises have been growing at insufficient rates since then. In Brazil, a prosperous period with increased employment rates, greater access to credit and policies to reduce inequality, led to a positive impact on economy and contributing to the entrepreneurship activities growth. In this context, this study investigated which economic elements should be included in the higher education to awaken the students entrepreneurial spirit. Thus, the main objective of this work was to propose the Pedagogical Project Course (PPC) restructure of a Production Engineering course at the Federal University of Paraná (UFPR), proposing the inclusion of educational activities, research and extension aimed to stimulate the undergraduate students entrepreneurial spirit, as well as reorganization of entrepreneurship course in the university curriculum. To achieve the goals of this work, was done literature review, data collect on Ministry of Education and Culture website (e-MEC), research among the students, semi-structured interviews with teachers and case study at UFPR. Through literature systematic review on this topic, it was found that entrepreneurship can be learned by anyone, meaning that if can be learned, also can be taught and the educational institutions are responsible for the implementation this subject in their curriculum. Also in this literature review, a great need for a drastic change in the teaching mentality was shown. The teacher should not only focus on the theoretical knowledge, but also practical knowledge, providing the opportunity for the students to learn how to be an entrepreneur. To assist in these changes, there are specialized companies that organize courses and partnerships with the educational institutions. During this research, it was also find that there is a group considered keys disciplines for the entrepreneur formation and if the teachers were properly trained they can inspire, motivate and encourage the students to participate in research and extension work groups, intending to prepare these students for opening his own business. It was concluded that educational institutions should cooperate effectively of the undergraduate students formation with entrepreneurial potential. Thus allowing this work proposal for the insertion of entrepreneurial actions in the Production Engineering course.
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