• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016027P9 Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016027P9 Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Em busca do "Verdadeiro Drama" a experiência da alteridade em Antonin Artaud

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - SARA GUERREIRO PARADA.pdf (1.679Mb)
    Data
    2016
    Autor
    Parada, Sara Guerreiro
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O estudo busca refletir sobre a singular relação entre a produção artística de Artaud e suas experiências de alteridade. Para isso, o material etnográfico utilizado é referente à produção artística de dois períodos de sua trajetória: 1-) Sua relação com o Surrealismo (1924 a 1926); 2-) A viagem para o México (1936). Os textos utilizados constituem-se na forma de cartas, ensaios e artigos. Para entender as motivações do artista em integrar o Surrealismo, são analisadas as figuras de alteridade presentes no movimento, tais como as produzidas por influência da teoria freudiana do inconsciente, bem como o interesse pelas artes ditas primitivas. Através de cartas e artigos é destacado como a viagem ao México influenciou as concepções teatrais de Artaud, principalmente devido ao contato com o povo Tarahumara. Nesse contexto, discute-se como essa experiência da alteridade influenciou na crítica à sociedade ocidental realizada a partir da noção de teatro-ritual. Palavras-Chave: Alteridade, Antonin Artaud, Teatro
     
    Abstract: The study aims to reflect on the unique relationship between Artaud's artistic product and his experiences of otherness. For this, the ethnographic material used is related to the artistic production of two periods of his career: 1) Your relationship with Surrealism (1924-1926); 2) The trip to Mexico (1936). The texts used are in the form of letters, essays and articles. To understand the motivations of the artist to integrate Surrealism, are analyzed the figures of otherness present in the movement, such as those produced by the influence of Freud's theory of the unconscious, and the interest in so-called primitive arts. Through letters and articles is highlighted as the trip to Mexico influenced the theatrical conceptions of Artaud, mainly due to contact with the people Tarahumara. In this context, it discusses how this experience of otherness influenced the critique of Western society held from theater-ritual notion. Keywords: Otherness, Antonin Artaud, Theater
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/43848
    Collections
    • Dissertações [33]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV