Aspectos da cavalaria nas cantigas de Santa Maria de Afonso X (1252-1284)
Resumo
Resumo: Nesta pesquisa levantamos os perfis dos cavaleiros presentes nas Cantigas de Santa Maria de Afonso X (1252-1284) de Leão e Castela e os confrontamos com a historiografia, estudos literários e musicológicos a fim de perceber as singularidades e as possíveis analogias do cavaleiro lírico do rei com as expectativas que esses guerreiros geravam na sociedade medieval castelhana. Afonso X foi um dos grandes monarcas ocidentais do século XIII, além de ter sido um rei guerreiro criado no ambiente da Reconquista, era um amante das artes e do conhecimento. As Cantigas de Santa Maria compostas em sua corte são o maior conjunto de poemas medievais redigidos em galego-português, idioma poético que suplantava as fronteiras entre os reinos ibéricos. Desta forma, procuramos evidenciar neste trabalho a importância dos estudos interdisciplinares para compreender o papel da cavalaria da Península Ibérica da segunda metade do século XIII, nesse sentido demos destaque ao estudo da música medieval. Após a leitura crítica das 427 cantigas, realizamos um recorte temático: selecionamos as que citavam a cavalaria para formar o corpus de fontes. A partir daí, descobrimos que o rei autor estabelecia nas cantigas uma relação de cumplicidade entre o rei e a Virgem, enquanto propunha à nobreza guerreira um modelo de cavaleiro ideal cuja maior virtude era a fidelidade, ao mesmo tempo em que tecia críticas ao mau cavaleiro cujo maior defeito era infidelidade, fator este que refletia as preocupações políticas do monarca durante seu reinado. Palavras-chave: Cantigas de Santa Maria, Afonso X, cavaleiros. Abstract: In this research we raised the shapes of knights in the Cantigas de Santa Maria of Alfonso X (1252-1284) of Castile and Leon and confront to historiography, literature and musicological studies in order to understand the singularities and the possible analogies of lyrical knight of the King with expectations that generated these warriors in spanish medieval society. Alfonso X was one of the major Western monarchs of the thirteenth century, and has been a warrior king created in the Reconquista environment, was a lover of the arts and knowledge. The Cantigas de Santa Maria composed in his court are the largest collection of medieval poems written in Galician-Portuguese, poetic language that surpassed the boundaries between the Iberian kingdoms. In this way, we try to show in this research the importance of interdisciplinary studies to understand the role of the cavalry of the Iberian Peninsula in the second half of the thirteenth century, in this direction we highlight the study of medieval music. After the critical reading of 427 songs, we conducted a thematic focus: selected the citing knight to form the sources of corpus. From there, we found that the king author established in the songs a complicit relationship between the king and the Virgin. While proposing the warrior nobility an ideal model of knight whose greatest virtue was loyalty, at the same time it wove criticism of the bad knight whose greatest fault was infidelity, a factor that reflected the monarch's political concerns during his reign. Keywords: Cantigas de Santa Maria, Alfonso X, Knights.
Collections
- Dissertações [242]