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dc.contributor.advisorSouza, Flávia Dias dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorMilani, Camille Bordin Botkept_BR
dc.date.accessioned2024-05-28T14:09:41Z
dc.date.available2024-05-28T14:09:41Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/43407
dc.descriptionOrientador : Profª. Drª. Flávia Dias de Souzapt_BR
dc.descriptionAnexo cd rompt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 29/02/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 146-150pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo o desenvolvimento do pensamento teórico de uma professora principiante de Matemática em atividade de ensino. Buscaram-se indícios que revelassem o desenvolvimento profissional da professora principiante ao organizar suas ações de ensino na direção de desenvolver o seu pensamento teórico para a docência. Primeiramente, abordam-se princípios da organização do ensino na perspectiva da Teoria da Atividade, em articulação com a atividade do professor com vistas à elaboração de atividades orientadoras de ensino como um elo entre estudante e professor. Em seguida, buscaram-se por elementos que denotassem o desenvolvimento do pensamento teórico do professor e do estudante como forma de contribuir para a organização de ações de ensino. Dessa forma, retrata-se o pensamento empírico e teórico como componentes intrínsecos da atividade em movimento. Para o processo de coleta de dados, a pesquisadora investigou sua própria prática ao elaborar e desenvolver situações de ensino em uma escola da rede pública do município de Curitiba, com alunos do 6º ano do ensino fundamental. Sendo assim, utilizou-se de um processo sistemático de registro de dados qualitativos por meio da produção de um diário reflexivo da pesquisadora composto por encontros de orientação, vivências na escola, elaboração e desenvolvimento de atividades orientadoras, além de registros audiovisuais e escritos das situações de ensino desenvolvidas com os estudantes. A análise dos dados se deu por meio da organização de episódios compostos por cenas que buscam revelar indícios do movimento formativo da professora principiante. Os resultados da pesquisa retratam indícios que denotam o desenvolvimento do pensamento teórico para a docência e como a investigação da própria prática contribuiu para o desenvolvimento profissional do professor principiante. Além disso, mostrou-se evidente a mudança de sentido da professora principiante acerca dos elementos necessários para a organização das ações de ensino na atividade pedagógica. Palavras-chave: Teoria histórico-cultural - Atividade pedagógica - Professor principiante - Desenvolvimento do pensamento teórico - Investigação da própria prática. O presente trabalho tem como objeto de estudo o desenvolvimento do pensamento teórico de uma professora principiante de Matemática em atividade de ensino. Buscaram-se indícios que revelassem o desenvolvimento profissional da professora principiante ao organizar suas ações de ensino na direção de desenvolver o seu pensamento teórico para a docência. Primeiramente, abordam-se princípios da organização do ensino na perspectiva da Teoria da Atividade, em articulação com a atividade do professor com vistas à elaboração de atividades orientadoras de ensino como um elo entre estudante e professor. Em seguida, buscaram-se por elementos que denotassem o desenvolvimento do pensamento teórico do professor e do estudante como forma de contribuir para a organização de ações de ensino. Dessa forma, retrata-se o pensamento empírico e teórico como componentes intrínsecos da atividade em movimento. Para o processo de coleta de dados, a pesquisadora investigou sua própria prática ao elaborar e desenvolver situações de ensino em uma escola da rede pública do município de Curitiba, com alunos do 6º ano do ensino fundamental. Sendo assim, utilizou-se de um processo sistemático de registro de dados qualitativos por meio da produção de um diário reflexivo da pesquisadora composto por encontros de orientação, vivências na escola, elaboração e desenvolvimento de atividades orientadoras, além de registros audiovisuais e escritos das situações de ensino desenvolvidas com os estudantes. A análise dos dados se deu por meio da organização de episódios compostos por cenas que buscam revelar indícios do movimento formativo da professora principiante. Os resultados da pesquisa retratam indícios que denotam o desenvolvimento do pensamento teórico para a docência e como a investigação da própria prática contribuiu para o desenvolvimento profissional do professor principiante. Além disso, mostrou-se evidente a mudança de sentido da professora principiante acerca dos elementos necessários para a organização das ações de ensino na atividade pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Present work has as objective of study a research of the development of theoretical thinking of a beginner mathematics teacher in teaching activity, in conjunction with the formation of theoretical thinking of the students on learning activity. It sought for evidences that would show the professional development of a beginner teacher in organizing its teaching action in direction to develop its theoretical thinking for teaching. First of all, education organizational principles were discussed in the perspective of the Activity Teory, linking with teacher's activity in correlation with the preparation of guiding teaching as a link between student and teacher. Followed by a research of elements that would represent the development of the theoretical thinking of the teacher and also student as a form of contribution for organization of the actions of teaching. Therefore, depict the empirical and theoretical thinking with intrinsic components of the moving activity. For the data acquisition process, the researcher investigated her own practice elaborating and developing teaching situations at a public elementary school in the city of Curitiba, with the 6th grade student. Therefore, a systematic process was used to register the qualitative data with a reflexive daily report comprising with orientations meetings, school experience, elaboration and development of oriented activities, also with video recording and writing descriptive of the teaching activities done by the students. The analysis of the all data collected was done with an episode organization, comprising a scene that looks to reveal indicatives of the formative movement of the beginner teacher. Results of the research show the changes on a beginner's teacher's perception about the necessary elements to organize the teaching actions on the pedagogic activity, also showing indicatives that denotes development of the theoretical thinking for teaching and as the analysis of the own practice contribute for the professional development of the beginner teacher.pt_BR
dc.format.extent164 f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectVigotsky, Teoria dept_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectObservação participantept_BR
dc.titleO desenvolvimento do pensamento teórico de uma professora principiante de matemática no processo educativopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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