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dc.contributor.advisorCosta, Iara Bemquerer, 1948-pt_BR
dc.contributor.authorVignoli, Jacqueline Costa Sanchespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-08-03T17:17:48Z
dc.date.available2020-08-03T17:17:48Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/43387
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Iara Bemquerer Costapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 31/03/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 224-230pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentraçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PNC), em 1998, o ensino de Língua Portuguesa deve privilegiar o texto como unidade de ensino a partir do entendimento de que todo texto pertence a um determinado gênero por suas restrições temáticas, composicionais e estilísticas. Contudo, quase vinte anos após a publicação dos parâmetros, poucas são as práticas de ensino cujo enfoque seja o texto em sua relação com o gênero, o objetivo deste trabalho é realizar a análise de materiais didáticos com vistas a percebermos de que modo ocorre (ou não) o trabalho de análise textual em sua relação com o gênero. Nosso corpus de análise foi constituído por materiais didáticos produzidos no interior do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná (PDE/PR), um programa de formação continuada construído a partir da articulação entre o nível Básico e o Superior de ensino. Como enquadre teórico, elegemos o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), especialmente em sua vertente didática, a saber, a chamada Escola de Genebra, com a adoção da Seqüência Didática (SD) para o ensino de gêneros, procedimento composto das seguintes etapas: apresentação da situação, primeira produção, módulos e produção final. Assim, corroborando a orientação dos PCNs, entendemos que o gênero seja o objeto de ensino, sendo o texto empírico a unidade de ensino, uma vez que o ensino precisa se debruçar sobre a materialidade linguística em relação às suas condições de produção. Em um constante trabalho de relação entre o gênero e o texto, não se pode perder de vista que as condições de produção exercem coerções na língua, mas é na materialidade linguística, a partir das escolhas do produtor textual, que percebemos a situação comunicativa de um dado texto. Embora tenhamos percebido em nossa análise o uso de um vocabulário próprio do Interacionismo Socidiscursivo, notadamente a nomenclatura proveniente do procedimento da Sequência Didática, nossos resultados demonstram poucas atividades efetivas de análise textual, sendo muito recorrentes as seguintes práticas: desconsideração do texto empírico em favor de exploração genérica da situação comunicativa; forte apreço pelas características composicionais dos gêneros, especialmente pelos tipos e sequências textuais; exploração de aspectos linguísticos gerais, como cadeias referenciais e uso de tempos verbais, sem que haja uma relação direta entre o gênero textual e o elemento analisado; apreço por atividades de verificação de leitura, a partir da localização de informações específicas no texto empírico. Assim, a partir da presente pesquisa, podemos dizer que o trabalho com a língua em sua relação com as condições de produção ainda não é efetivado. O Professor-PDE, por não se apropriar verdadeiramente dos pressupostos teóricos, faz uma espécie de mescla entre suas concepções e práticas e aquilo que aprendeu em seu retorno às universidades. Com isso, propor práticas efetivas para o ensino de língua portuguesa continua sendo um desafio para a academia, em parceria com o ensino básico. Palavras-chave: Interacionismo sociodiscursivo. Sequência Didática. PDE/PR.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Since the publication of the National Curriculum Parameters (PCN) in 1998, the teaching of Portuguese language should focus on the text as a teaching unit based on the understanding that all text belongs to a certain genre for its thematic constraints, compositional and stylistic. However, almost twenty years after the publication of the parameters, there are few teaching practices whose focus is in the text with its relationship to genre. This work aims to analyse didactic materials with the view of observe how it happens (or not) the textual analysis work. Our analysis corpus built from the didactic materials produced in the Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná (PDE/PR), a continuing education program which establishes a connection between the Basic and Higher education level. This work is guided by the Socio-Discursive Interactionism theoretical scope, mainly in its didactic perspective, which is supported by the School of Geneva, specially with the adoption of the Didactic Sequence procedure (SD) to the teaching of genres, composed by these stages: presentation of the situation, first production, workshops and final production. Thus Thus, supporting the PCNs guidelines, we understand the genre is object of teaching, however the empirical text is the teaching unity since the teaching needs to look into the linguistic materiality concerning to its production conditions. In a constant two-way work, from the genre (social) to the text (linguistic) and vice versa, it is very important to not lose sight that the conditions of production execute coercions in language, although it is in the linguistic materiality, from the textual producer choices, that it is possible to perceive the communicative situation in a specific text. Despite the fact that we have noted in our analysis the use of specific vocabulary concerned to the Socio-Discursive Interactionism, especially the nomenclature imported from the Didactic Sequence procedure, our results show few effective textual analysis activities, being very recurring considering the following: disregard the empirical text in favor of the generical exploration of the communicative situation; strong appreciation for the compositional characteristics of the genres, mainly the types and textual sequences; exploration of generic linguistic aspects, such as referential chains and the use of verb tenses, without a direct relationship between the textual genre and the analysed element; appreciation for reading verification analysis, from the location of specific information in the empirical text without a linguistic analysis work. Thus, we can observe that the actual work with the language in its relationship to production condition is not effected. The PDE-Teachers, for not taking ownership of the theoretical assumptions, make a kind of blend between their conceptions and practices and what they have learned in their return to the universities. With this, to propose effective practices to the Portuguese language teaching still remains a challenge to the university, in partnership with the Basic Education Key words: Socio-Discursive Interactionism. Didactic Sequence procedure. PDE/PR.pt_BR
dc.format.extent240 f. : il., algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectPrograma de Desenvolvimento Educacional - Paranápt_BR
dc.subjectLinguistica aplicada - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectAnálise do discurso - Escritapt_BR
dc.titleA relação entre gênero e texto em sequências didáticas no PDE/PRpt_BR
dc.typeTesept_BR


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