Raposas e outsiders no futebol paranaense : um estudo sobre relações de poder e genealogia
Resumo
Resumo: Esta tese tem como objetivo analisar como se configuram as relações de poder, na estrutura genealógica e de reprodução do mesmo, no interior dos quatro clubes de futebol da capital do Paraná (Atlético, Coritiba, Paraná e J.Malucelli), bem como avaliar a composição da Federação Paranaense de Futebol na esfera do poder. Utilizando-se de aspectos genealógicos para estabelecer relações entre a estrutura vigente dessas organizações e o poder político local, visto que, no Brasil, poucas regiões são tão expressivas pela dominação de grupos familiares como o Paraná, esta análise se justifica pela recorrência de vários nomes da política local que também se fazem presentes na elite do futebol (Requião, Mello, Malucelli, Fruet, pelos principais). Um instrumento usado para análise será o mapeamento das principais famílias que configuram o campo futebolístico paranaense e que também fazem parte da política do Estado. Para tanto, o universo empírico dessa análise é o mapeamento e excertos de trajetórias dos presidentes dos clubes de Curitiba e da Federação Paranaense de Futebol. Os aportes teóricos utilizados para a consecução deste trabalho serão delineados pelos constructos elaborados por Pierre Bourdieu, Roberto DaMatta, os clássicos da Sociologia, entre outros. A principal contribuição de uma análise nesses moldes, além de ser um mapeamento dos principais dirigentes do futebol paranaense, é a aproximação de um estudo das elites locais com os estudos do futebol, via transferências de capitais entre os campos, que possuem formas de recrutamentos diversos, mas que se estruturam e se consolidam a partir de uma mesma lógica: a da manutenção e reprodução de poder. Será desenvolvida, também, uma análise sintética do futebol inserido no campo da globalização, demonstrando as inferências mundiais na construção de novos paradigmas no poder local e, no caso do futebol, enfatizando os clubes do futebol da capital e quais os novos "perfis" de dirigentes dos clubes advindos do processo de globalização foram estabelecidos, ou seja, "as raposas" e os "outsiders" do futebol aliadas à lógica mercadológica, que trata o futebol como um negócio, enaltecendo o marketing, patrocínios de multinacionais, além do perfil do administrador de empresas para presidir os clubes de futebol. Abstract: This thesis aims to analyze how to configure the power relations in the family structure and reproduction of the same, within the four football clubs in the capital of Paraná (Atlético, Coritiba, Paraná and J.Malucelli), and to evaluate the makeup Paranaense Football Federation in the sphere of power. Using genealogical aspects to establish relationships between the existing structure of these organizations and the local political power, as in Brazil, few regions are so significant for domination of family groups as the Paraná, this analysis is justified by the recurrence of various names local politics that are also present in the elite football (Requiao, Mello Malucelli, Fruet, the main). An instrument used for analysis is the mapping of the main families that form the Paranaense football field and which also form part of government policy. Thus, the empirical universe of this analysis is the mapping and trajectories of extracts from the presidents of the clubs of Curitiba and Paranaense Football Federation. The theoretical framework used to achieve this work will be outlined by the constructs developed by Pierre Bourdieu, Roberto Da Matta, the classics of sociology, among others. The main contribution of an analysis along these lines, as well as being a mapping of the main leaders of the Paranaense football, is the approach of a study of local elites with football studies, via capital transfers between the fields, which have shapes of several recruitments but that are structured and consolidated from the same logic: the maintenance and reproduction of power. Also it will develop a synthetic analysis of the inserted football in the field of globalization, demonstrating global inferences in the construction of new paradigms in local government and in the case of football, emphasizing the capital's football club and what new "profiles" leaders of arising clubs of the globalization process have been established, ie "foxes" and "outsiders" of football combined with market logic, which treats football as a business, highlighting marketing, multinational sponsorships, in addition to profile business administrator to head the football clubs.
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