Análise dos atributos considerados pelos organizadores e promotores de eventos na tomada de decisão do destino turístico : o caso de Curitiba
Resumo
Resumo: O impacto econômico positivo gerado pelos eventos, além da possibilidade de programar o fluxo de visitantes inerente à essa tipologia de turismo, atrai a atenção dos destinos e, com isso, reforça a competitividade entre as localidades que apresentam as características desejadas pelos tomadores de decisão para receber eventos. Compreender os atributos que a localidade deve apresentar para ser atrativa aos organizadores e promotores de eventos é uma maneira de planejar e desenvolver o turismo em uma região. Apesar da ausência de estudos brasileiros sobre essa temática, foi possível identificar na bibliografia internacional os atributos e características consideradas relevantes para um destino de eventos. Com uma pesquisa inédita, esse estudo objetivou compreender as percepções dos organizadores e promotores de eventos em relação à escolha de destinos e suas intenções de comportamento para Curitiba/PR. Os resultados alcançados baseiam-se na discussão conceitual, juntamente com os dados obtidos através da aplicação de um questionário on-line a organizadores e promotores de eventos que consideraram organizar eventos em Curitiba no período de 2010 a 2015. Os dados foram codificados e analisados utilizando o SPSS (versão 18.0), seguido da aplicação de testes de verificação, onde foi possível constatar a importância dos atributos para um destino, medir o desempenho de Curitiba para esses mesmos atributos, verificar o impacto da imagem nas intenções de comportamento e identificar os principais concorrentes de Curitiba como destino para eventos. Os resultados demonstram a influência que a imagem e reputação exercem na tomada de decisão e nas intenções de comportamento dos organizadores e promotores de eventos durante o processo de escolha de um destino. Abstract: The positive economic impact generated by events, plus the ability to program the flow inherent visitors to this tourist typology, attracts the attention of destinations and, therefore, strengthens the competitiveness among the localities that have characteristics desired by decision makers to receive events. Understanding the attributes that the locality must fulfill to be attractive to the organizers and promoters is a way to plan and develop tourism in a region. Despite the lack of Brazilian studies on this topic, was identified in the international literature attributes and characteristics considered relevant to an event destination. With an unprecedented research, this study aimed to understand the perceptions of the organizers and promoters regarding the choice of destinations and their behavior intentions to Curitiba/PR. The results achieved are based on the conceptual discussion together with the data obtained by applying an online questionnaire to organizers and promoters of events, considered organizing events in Curitiba in the 2010-2015 period. Data were coded and analyzed using SPSS (version 18.0), followed by the application of verification tests, it was possible to verify the importance of destination attributes, measure Curitiba performance for these same attributes, verify the impact of the image on behavioral intentions and identify the main competitors of Curitiba as a destination for events. The results demonstrate the influence the image and reputation play in decision making and in the behavioral intentions of the organizers and promoters during the process of choosing a destination.
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