Ensino profissionalizante na área da saúde em Ponta Grossa, PR : o caso do Colégio Estadual Regente Feijó (1970-1982)
Abstract
Resumo: Este trabalho tem por objetivo relatar de que modo ocorreu a implantação da Lei 5692/71 no Colégio Estadual Regente Feijó em Ponta Grossa, Paraná. A pesquisa discute a adequação do curso profissionalizante Auxiliar de Administração Hospitalar oferecido pelo Colégio às expectativas de qualificação de mão-de-obra requerida pela sociedade e sistema de saúde de Ponta Grossa. Para tanto, foram utilizadas fontes escritas, orais e iconográfica. Elegeuse como matriz teórico-filosófica a Fenomenologia apresentada por Merleau-Ponty, cuja idéia fundamental é a noção de intencionalidade. A fenomenologia pretende descrever e compreender os motivos presentes nos fenômenos vividos pelas pessoas que viveram no momento histórico pesquisado e o que expressaram de si mesmas nas entrevistas. A técnica utilizada foi a hermenêutica na visão filosófica de Hans George Gadamer. Um dos princípios da hermenêutica é o de reconhecer que somos seres inseridos num contexto histórico e circular, denominado pelo autor de Historicidade, o qual influenciará o ato interpretativo. Por isso, a atividade de campo incluiu uma abordagem histórica alicerçada na obtenção de dados via oralidade, ou seja, utilizou a palavra como fonte de informação, através da aplicação de entrevistas semi-estruturadas. As fontes orais possibilitaram não apenas incorporar indivíduos à construção do discurso do pesquisador, mas também conhecer e compreender situações insuficientemente estudadas até então e apreender situações não registradas formalmente. A escolha do período de 1970 a 1982 justifica-se por situar-se entre o início da implementação da Lei 5692/71 e das mudanças ocorridas no ensino: a criação dos cursos técnicos profissionalizantes em substituição aos antigos cursos Científico e Clássico. Ao se investigar as condições de funcionamento dos cursos profissionalizantes, oferecidos pelo Colégio - principalmente o curso na área da saúde - e o discurso político da época, pretendeu-se aproximar vozes e provocar reflexões sobre o cotidiano escolar. Abstract: This work has as the principal objective to tell the way how the implantation of the "5692/71 Law" at the State Regente Feijó School in Ponta Grossa, Paraná occurred. This search makes a discussion adequation of a profissionalized Hospital Auxiliary Administration offered by the Estadual Regente Feijó School to the expected of qualification made by hands demanded by the society and the health sistem from Ponta Grossa, elected as a teoric - philosophy the fenomenology presented by Merleau - Ponty, Which fundamental idea is a intentional notion. The fenomenology intends to describe and to understand the present reasons of the phenomenon lived by people that lived at historical searched moment and what they expressed about themselves in the interviews. The technique used was the hermetic at the philosofic Hans George Gadamer's vision. One of the principles of the Hermetic is to recognize that we are essences inside at an historical and circular context, named by the author as Historycity, and that will always induce the interpretative act. By this, the country activity encluded an historical broach, based on the basic facts obtained by orality, or, he used the word as information fountain, by the application of half - structured interviews. The oral fountains made possible not just to incorporate persons to a construction of the seacher's, but knowing and understanding situations not studied enough until then, and learn about situations not formaly registrated. The choose of period - 1970 to 1982 - is justified because they are situated between the beginning of the use by the Law 5692/71 and the changes ocurred in teaching: the technical profissional courses creation replacing the "Scientific" and "Classic" courses. When investigated the conditions of profissional courses functioning, offered by the School - mainly at the health area course - and the politician speech of that time, I intendend to approach voices and to provoke reflections about the school day by day.
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- Teses & Dissertações [10122]