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    Utilização do GPS no apoio ao controle operacional de veiculos ferroviarios

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    D - JEFERSON MASSINHAN.pdf (49.02Mb)
    Data
    1996
    Autor
    Massinhan, Jeferson
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Considerando que a RFFSA/SR.5 (Rede Ferroviária Federal S/A - Regional 5) transporta cerca de 65% da produção agrícola voltada para a exportação no Estado do Paraná a UFPr/CPGCG (Universidade Federal do Paraná / Curso de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas) e a RFFSA/SR.5 firmaram convenio com o objetivo de implementar o atual sistema de controle de trafego de trens, por meio do sistema GPS (Global Positioning System). Este trabalho apresenta uma técnica de posicionamento denominada Navegação Controlada, desenvolvida valendo-se da geometria fixa que a ferrovia apresenta e que consiste em cadastrar um determinado trecho ferroviário a partir de um levantamento cinemático. Este cadastramento fica armazenado no banco de dados de um programa de localização. Assim sendo, todos os sinais enviados pelos veículos em movimento para a base, antes de serem plotados, são comparados com o banco de dados de forma a balizar as coordenadas recebidas, transformando-as no quilometro ferroviário equivalente. Esta técnica foi desenvolvida no sentido de ajudar em parte o monitoramento dos trens, apresentando um custo relativamente baixo.
     
    Abstract: Nearly 65% o f the agricultural production o f the State o f Parana, exported every year, uses the railway system maintened by the RFFSA/SR.5 (Rede Ferroviaria Federal S/A - Superintendencia Regional 5). An agreement between the RFFSA/SR.5 and the UFPr/CPGCG (Universidade Federal do Parana/Curso de Pos-Graduacao em Ciencias Geodesicas) was signed having as main objective the establishment o f the current railway monitoring system using the GPS (Global Positioning System). This works presents the positioning technique called Controlled Navigation. This technique was developed based on the fixed geometry o f the railways. First, the cadastre o f a section o f the railway is carried out by means o f a kinematic GPS surveying. This cadastre becomes part o f the data bank o f the software LOCALIZA. Every coordinate o f the trajectory o f the moving GPS receiver on board the train is broadcast to the monitoring railway center. These coordinates, before being ploted, are comparad with the software's data bank in other to define the train's position with respect to the nearest kilometer mark. This technique was developed in other to offer a cheap and straightforward way to help the monitoring o f the railway system.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/41935
    Collections
    • Dissertações [203]

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