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dc.contributor.authorEl Alam, Naijla Alves
dc.contributor.otherDalla Costa, Armando João, 1955-
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico
dc.date.accessioned2016-04-15T18:12:19Z
dc.date.available2016-04-15T18:12:19Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/41395
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Armando João Dalla Costa
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Ecônomico. Defesa : Curitiba, 2015
dc.descriptionInclui referências : f. 83-89
dc.description.abstractResumo: A internacionalização de empresas está cada vez mais presente, contudo a tomada de decisão para acessar novos mercados, torna-se incerta por inúmeros fatores de ordem comportamental, econômica e financeira. As empresas de pequeno e médio porte de produtos acabados no Brasil encontram dificuldades em tornarem-se globais. No estado do Paraná não é diferente, na última década os maiores exportadores em volume financeiro foram grandes empresas, sendo que estes eram produtos sem beneficiamento. O estado continua sendo um dos maiores exportadores de commodities, permanecendo o histórico do início da sua industrialização. As PME paranaenses apresentam alta representatividade em termos de quantidade na exportação, contudo algumas são filiais de multinacionais. Considerando o exposto, o presente estudo tem por objetivo pesquisar a importância do conhecimento específico para a internacionalização das PME paranaenses tanto para expansão internacional quanto para a exportação e direcioná-las na busca de novos mercados. Está sendo analisado o histórico das exportações do estado entre 2004 e 2014, bem como a importância de inserir-se em novos países evidenciando a conexão entre a teoria e a pratica. Foram pesquisadas as principais teorias da internacionalização para a abordagem econômica e comportamental pela complementaridade. A teoria evolucionária contextualizou o atual cenário da pauta exportadora do estado com produtos não industriais, de baixa intensidade e/ou média baixa tecnológica, poucos podem ser classificados como média alta tecnologia, com isso implica na competitividade destas frente a concorrência internacional. A abordagem metodológica foi através da revisão bibliográfica do tema internacionalização, seguida por uma pesquisa de campo com empresas paranaenses de todos os portes, observando as dificuldades comuns às mesmas implicando na participação destas no comércio internacional. Como resultado, verificou-se que as principais teorias da internacionalização explicam o comportamento das PME, contudo a dificuldade em expandir-se no mercado global está relacionada à falta de itens específicos que impactam diretamente no sucesso destas como, por exemplo: falta de conhecimento, competitividade, inovação, investimento em P & D, financiamento, tecnologia, mercado nacional favorável, dificuldades em empreender de forma diferenciada. O trabalho apresenta um anexo em formato de guia, sugerindo os principais conhecimentos necessários para o processo de internacionalização bem como, informações estratégicas sobre o Paraguai, pela modalidade investimento estrangeiras direto; esta alternativa vai ao encontro da teoria comportamental da Escola de Uppsala sobre inserção em mercados com proximidade regional. Palavras chave: Internacionalização. Competitividade. Inovação.
dc.description.abstractAbstract: The internationalization of companies is increasingly, however the decision-making to access new markets, it is uncertain by numerous facts such as behavioral, economic and financial. SME in Brazil face difficulties to become global. In the state of Paraná is no different in the last decade the largest trading volume in exporters were realized by large companies, and these products were unprocessed. The state remains one of the largest exporters of commodities, remaining the history of early industrialization. The SME in Paraná are representative in terms of quantity in the exportation, although some of them are subsidiaries of multinationals. Considering the above, the present study aims to investigate the importance of specific knowledge to the internationalization of SME in Paraná state, in both international expansion also for export and direct them in the search for new markets. The historic of exportation in the state between 2004 and 2014 is analyzed as well as the importance of entering into new countries, highlighting the connection between theory and practice. The main theories of internationalization were surveyed for the economic and behavioral approach since they are complementary. The evolutionary theory contextualized the current scenario for the exportation from non industrial products with low-intensity and / or technological medium low intensity, few of those products can be classified as medium high technology, it implies in the international competitiveness. The methodological approach was realized by international literature review, followed by a research with Paraná's enterprise of all sizes, observing the common difficulties between them, implying the international trade involvement. As a result, it was found that the main theories of internationalization explain the behavior of SMEs, explaining that difficulties in to expand in the global market is related to the lack of specific items that directly impact in the success of them such as: lack of knowledge, competitiveness, innovation, investment in R & D, finance, technology, favorable domestic market, difficulties in undertake differently. The paper presents an attachment in guide format, suggesting the key expertise to the internationalization process as well as strategic information on Paraguay, for the modality in foreign direct investment; this alternative is according to behavioral theory of Uppsala's School for insertion in markets with regional proximity. Keywords: Internationalization. Competitiveness. Innovation.
dc.format.extent106 p. : il. algumas color., grafs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectCrescimento e desenvolvimento economico
dc.subjectComercio exterior - Pequenas e médias empresas - Paraná
dc.subjectPequenas e medias empresas - Concorrencia - Paraná
dc.subjectPequenas e médias empresas - Globalização
dc.title"Competitividade X Internacionalização" : um desafio para pequenas e médias empresas paranaenses
dc.typeDissertação


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