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dc.contributor.advisorCampos, Milton de Azevedopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicaspt_BR
dc.creatorMacedo, Fabio Campospt_BR
dc.date.accessioned2024-03-04T19:21:45Z
dc.date.available2024-03-04T19:21:45Z
dc.date.issued1997pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/41167
dc.descriptionOrientador: Milton de Azevedo Campospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho foi desenvolvido para testar a possibilidade do interfaceamento entre o sistema de posicionamento GPS (Global Positioning System) e um software do tipo CAD (Computer Assisted Design), em tempo real, para o monitoramento do deslocamento de veículos ferroviários. Como teste para o interfaceamento, foi utilizado o trecho ferroviário Curitiba - Rio Branco do Sul, de propriedade da Rede Ferroviária Federal S. A. (R.F.F.S.A). No teste, empregou-se um receptor de navegação instalado em um veiculo ferroviário, que coletava informações quanto a sua posição, ou seja, latitude e longitude. Essas informações foram retransmitidas via radio para uma base de controle. Esta base estava localizada na região central da cidade de Curitiba. As coordenadas coletadas pelo receptor sofreram transformações geométricas para que pudessem ser interpretadas pelo software AutoCAD para posterior plotagem em monitor de vídeo, sobre uma base cartográfica do trecho ferroviário utilizado no presente trabalho. O interfaceamento foi desenvolvido, na linguagem de programação C/C++, a partir da simulação de uma mesa digitalizadora utilizado pelo software AutoCAD. No presente trabalho, a simulação da mesa digitalizadora foi direcionada para o modelo de mesa Calcomp 9100. Este interfaceamento foi executado com sucesso, possibilitando assim a utilização do software AutoCAD para auxiliar o controle de trafego de veículos ferroviários, a partir de dados coletados por receptores GPS de navegação em tempo real.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The research described in this Dissertation was developed to test the connection between the Global Positioning System (GPS) and a sotfware of the type "Computer Assisted Design" (CAD), in real time in order to monitor the motion of railroad vehicles. For the purpose of their test, a survey was cossied out in fo in the railroad between Curitiba - Rio Branco do Sul, which belongs the Rede Ferroviaria Federal S.A. (RFFSA). A navigation GPS receiver on board the railroad vehicle, collected data which was transmitted via radio link to a base located in the central region of Curitiba. The coordinates transmitted from the receiver went through geometric transformations, allowing its use by the AutoCAD software. It was plotters in a video monitor, on the cartographic base describing the railroad previously surveyed. The interfacement was developed, in the language C/C++, simulating a Calcomp 9100 digitalizer table used by the AutoCAD software. The interfacement was sucessfully accomplished, showing the suitability of the application of the AutoCAD software to assist the control of railroad traffic in real time.pt_BR
dc.format.extent74 f. ; 30 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectSistema de Posicionamento Globalpt_BR
dc.subjectTransporte ferroviario - Projeto auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectAuto CADpt_BR
dc.subjectGeodésiapt_BR
dc.titleInterfaceamento GPS/CAD em tempo real : estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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