• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016032P2 Programa de Pós-Graduação em Sociologia
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016032P2 Programa de Pós-Graduação em Sociologia
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as condições de trabalho docente do município de Colombo/PR

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ELIANDRA GOMES.pdf (1.864Mb)
    Data
    2015
    Autor
    Gomes, Eliandra
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A educação representa uma parte significativa da carga orçamentária do Estado brasileiro. Na década de 1990, o Estado brasileiro promoveu políticas públicas de orientação neoliberal trazendo novas implicações para a educação e para o trabalho docente. Naquele contexto, foram reformas que abrangeram todo o sistema educacional, que reduziram e reorientaram os gastos com a educação. A EJA, através da LDB de 1996 adquiriu status de modalidade da educação básica, mas foi excluída do FUNDEF e desde então, vinha sendo conduzida através de políticas focais. Parte da literatura no Brasil, vem apontando que muitas das transformações nesse trabalho, tem resultado em um trabalho mais intensificado. Nesse contexto, objetivamos em nossa pesquisa, analisar as condições de trabalho dos professores da Educação Básica do Estado do Paraná, tomando como foco os professores que trabalham com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Colombo. A partir de uma metodologia que envolveu visita as escolas que ofertam EJA, aplicação de entrevistas semiestruturada e análise qualitativa das entrevistas, o estudo mostrou que a condição de trabalhos dos professores é complexa. Esses professores trabalham em mais de uma escola, ministram mais de uma disciplina, trabalham longas jornadas para garantir uma remuneração digna, assumem turmas heterogêneas com relação à idade e transitam por todas as modalidades da educação básica. Palavra-chave: condições de trabalho, trabalho docente, educação de jovens e adultos
     
    Abstract: Education is a significant part of the budgetary burden of the Brazilian state. In the 1990s, the Brazilian government has promoted public policies of neoliberal orientation bringing new implications for education and the teaching profession. In that context, reforms were covering the entire education system, which reduced and refocused spending on education. The EJA by LDE 1996 acquired basic education mode status, but was excluded from FUNDEF and since then had been conducted through focus policies. Of the literature in Brazil, it is pointing out that many of the transformations in this work has resulted in a more intensified work. In this context, we aim in our research, analyze the working conditions of teachers in the State of Parana Basic Education, taking as focus the teachers working with the Youth and Adult Education (EJA) in the city of Colombo. From a methodology that involved visiting schools that offer adult education, application of semi-structured interviews and qualitative analysis of the interviews, the study showed that the condition of work of teachers is complex. These teachers work in more than one school, teach more than one discipline, work long hours to ensure a good salary, take heterogeneous groups with respect to age and move through all types of basic education. Keyword: working conditions, teaching work, youth and adult education
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/40956
    Collections
    • Dissertações [176]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV