Análise da qualidade ambiental dos terrenos das escolas estaduais no município de Curitiba - PR
Resumo
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar os espaços livres nos limites internos dos terrenos que contém os prédios escolares, destinados à educação de crianças e jovens, para o ensino fundamental e médio, existentes na região urbana, com base na legislação adequada. Para esta pesquisa, foi feito um estudo por amostragem, em 30 escolas estaduais, de um total de 163 unidades existentes no município de Curitiba, em 2003. O método de estudo, foi baseado em mapas na escala (1:150.000) e plantas nas escalas (1:200 e 1:500),'anotações em campo, levantamentos fotográficos ao nível do observador, coletas de solos e de vegetação. A pesquisa documental abrange a área do meio físico geral através de alguns mapas temáticos, como o das bacias hidrográficas, de áreas alagáveis, de altitudes, geologia e áreas verdes, sobre os quais as áreas de estudo particulares foram respectivamente analisadas. A pesquisa de campo enfocou a qualidade das áreas pontuais pela localização, proporções e tipos das superfícies de revestimento, áreas permeáveis e impermeáveis, a presença de vegetação, as características físicas e químicas dos solos e o estado geral de aproveitamento e conservação. Os resultados encontrados para o estudo revelam em percentuais a presença de 46,6 % das escolas na bacia do rio Belém onde a cidade começou, 43,3 % das escolas localizadas nas altitudes de 887 a 910 metros, e 63,3 % estão afastadas de áreas verdes públicas. A proporção média encontrada para áreas permeáveis foi de 41,4% e de áreas impermeáveis de 58,6 %.Os piores resultados em termos de disponibilidade de áreas livres, foram encontrados na região central da cidade, porém 36,6 % dos terrenos apresentaram área média superior a 7.000 metros quadrados, e 6,6 % dos terrenos apresentaram média de 13.000 metros quadrados. Foram encontradas 194 espécies vegetais e contabilizadas 1826 plantas. As análises dos solos revelaram que os mesmos apresentam condições favoráveis à fertilidade. A análise dos resultados das áreas permeáveis, revelou haver disponibilidade de espaços livres que podem ser resgatados pelo e para o beneficio do grupo humano das escolas, e com a possibilidade de serem envolvidos em atividades educativas e ou como áreas de convivência entre os alunos, também com o propósito de manter viva a consciência ambiental e a qualidade de conservação nestes espaços. As observações resultaram em dados que poderão servir de elementos referenciais tanto específicos para as escolas amostradas como reflexões para profissionais envolvidos com planejamento de escolas, e aos interessados em aprofundar novas pesquisas na área . Palavras chave, qualidade ambiental, áreas livres, ocupação em terrenos, escolas. Abstract: The aim of this study is to evaluate the free spaces within the internal limits of the lands where school buildings for children and youth elementary and secondary education are located, inside the urban area, according to the appropriate legislation. For this search, a sample study was performed in 30 state schools, from a total of 163 municipal unities at Curitiba, in 2003. The study method was based in maps in the 1:150.000 scale, plans in the 1:200 and 1:500 scales, notes during camp study, photographic evaluations at the observer level and collects of soil and vegetation. The documental investigation includes environment general thematic maps, such as hydrographic basins, flooding areas, altitudes, geology and green areas, on which the particular study areas were respectively evaluated. The camp research emphasized the quality of the punctual areas for the location, revetment surface proportions and types, permeability, vegetation, soil physical and chemical features, general good use and conservation aspects. The sample study results show that 46,6% of the schools are located in the river Belém basin were the city initiate, 43,3% in the altitude between 887 and 910 meters, and 63,3% are far off public green areas. The study showed an occurrence of 41,4% for permeable areas and 58,6% for impermeable areas. The worst results concerning free space availability were found around downtown, however 36,6% of the lands presented a mean area higher than 7.000 squared meters, and 6,6% presented a mean area of 13.000 squared meters. A number of 194 species and 1826 plants were found between vegetation. The soil analysis shows favorable conditions for fertility. The evaluation of the permeable areas revealed there are free spaces available that might be rescued for the benefit of the school human groups and also be used for educational activities, student acquaintance, environmental education and conservation quality programs. The observations provided specific data, which might be a reference for the studied schools as well as a reflection for professionals involved in school planning and also to whomever become interested in deepen new researches in this field. Key words: environment quality, free areas, land occupation, schools.
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