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dc.contributor.authorZetola, Bruno Mirandapt_BR
dc.contributor.otherFrighetto, Renan, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2020-06-25T19:36:41Z
dc.date.available2020-06-25T19:36:41Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/4035
dc.descriptionOrientador: Renan Frighettopt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em História. Defesa: Curitiba, 2005pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo analisa o discurso sobre a caridade como veículo de legitimaçao do poder episcopal na Antigüidade Tardia. Essa utilizaçao foi possível graças a transformaçao do ideal caritativo imperial romano, conhecido como evergetismo, para um modelo cristao de caridade. Neste, dado o monopólio da intercessao divina que possuíam as hierarquias eclesiásticas, foi possível fomentar um elaborado circuito de donativos cujo maior beneficiário era o próprio clero. De fato, além de apropriarem-se da maior parte das doaçoes, as hierarquias eclesiásticas também verificavam um aumento em seu poder ideológico, uma vez que sua auctoritas era projetada sobre toda a sociedade – ricos e pobres. Assim, percebe-se que a valorizaçao ideológica do pobre, como categoria social em si plena de sentido, atendeu, em parte, aos propósitos de projeçao de poder das hierarquias eclesiásticas. Estudamos mais detalhadamente o caso da cidade de Emerita, fundamentados nas Vidas dos Santos Padres de Mérida, obra redigida por um anônimo diácono dessa cidade por volta do ano 633 com o objetivo de exaltar a memória de seus bispos. Ainda que nao se possa aferir a veracidade do relato, fica evidente em tal fonte a relaçao entre caridade e poder episcopal, entendida como um pressuposto para o autor e, por conseguinte, para seus interlocutores. Dessarte, notamos que conforme determinado bispo houvesse enfrentado maiores contestaçoes ao seu poder, maior foi a necessidade do anônimo autor de exaltar as obras de caridade desse bispo com o intuito de legitimar sua política episcopal. Portanto, o autor buscou, ao enaltecer as supostas obras caritativas desses bispos, centralizar o poder local na figura do bispo católico de Mérida, independentemente de quem ocupasse a cátedra episcopal. Assim, o discurso caritativo cristao, muito mais do que mero amor ao próximo, refletiu a necessidade de legitimaçao e afirmaçao do poder episcopal na Antigüidade Tardiapt_BR
dc.format.extentxi, 195f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Históriapt_BR
dc.titleDiscurso caritativo e legitimaçao do poder episcopal na antigüidade tardia : o caso de emerita (550 - 633)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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