Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-pt_BR
dc.contributor.authorFurmann, Ivanpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-26T17:37:53Z
dc.date.available2022-08-26T17:37:53Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/3984
dc.descriptionOrientadora: Maria Auxiliadora M. dos Santos Schmidtpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo 'educar para a cidadania' é associado comumente ao ensino de História. Entretanto, seu significado variou durante o tempo (nacionalismo, patriotismo, civilidade, conhecimento dos direitos, etc) e atualmente torna-se cada vez mais diverso. Na escola estão presente vários significados da palavra cidadania que fazem com que o objetivo da educação para o exercício da cidadania no Ensino de História possa ser interpretado de diversos pontos de vista, mesmo quando se utiliza a mesma palavra para indicá-lo. Nesse sentido, objetivou-se compreender quais são os significados de cidadania usados por professores e alunos de 4º ciclo do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Araucária-PR, partindo-se, portanto, da reconstrução de um caso, a fim de entender os conceitos dados a cidadania na cultura escolar e sua dinâmica de significação. A escolha desse município foi motivada pela existência de um grupo de professores de História organizado na rede municipal de ensino buscando, a partir da formação continuada e da pesquisa em colaboração, desenvolver o seu ofício. Utilizam-se nessa reconstituição de caso da pesquisa qualitativa e das técnicas de questionário e entrevista, buscando os significados do objetivo 'educar para a cidadania' no espaço onde eles têm efetividade, ou seja, na cultura presente na escola. Utiliza-se como pressupostos teóricos a perspectiva de Educação histórica desenvolvida por Jörn Rüsen, Isabel Barca e Peter Lee, bem como do conceito analítico de cultura de Raymond Williams. Além disso, questiona-se o conceito tradicional de cidadania de T. H. Marshall, buscando novos rumos da cidadania em autores contemporâneos como Claude Lefort, Will Kymlicka, Hannah Arendt e Alain Touraine. Chega-se ao conceito operacional de cidadania como: a experiência política humana em sociedades democráticas, em constante confronto com a cultura política do período. Esse conflito entre a experiência política vivida e a cultura ampla detém dinâmicas específicas em cada espaço social, nesse caso específico na escola. Os resultados da pesquisa apontam que os alunos interpretam a cidadania a partir de laços de sociabilidade, sentido que difere dos objetivos apresentados pelos professores de conceber a cidadania a partir da relação de participação social para obtenção de direitos. Conclui-se que experiências inovadoras na orientação para a vida prática na política, através do ensino de História, devem pautar-se no entendimento das relações dos indivíduos com o Estado e não apenas em ações de sociabilidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective 'to educate for the citizenship' it is associated commonly to the teaching of History. However, its meaning varied during the time (nationalism, patriotism, civility, knowledge of the rights, etc) and now its becomes more and more several. In the school they are several present meanings of the word citizenship that do with that the objective of the education for the exercise of the citizenship in the Teaching of History can be interpreted of several point of view, same when the same word is used to indicate it. In that sense, it was aimed at to understand which are the citizenship meanings used by teachers and students of 4th cycle of the fundamental teaching of the municipal net of teaching of Araucaria-PR, breaking, therefore, of the reconstruction of a case, in order to understand the given concepts the citizenship in the school culture and its significance dynamics. The choice of that municipal district was motivated by the existence of a group of teachers of History organized in the municipal net of teaching looking for, starting from the continuous formation and of the research in collaboration, to develop their occupation. They are used in that rebuilding of case of the qualitative research and of the questionnaire techniques and interview, looking for the meanings of the objective 'to educate for the citizenship' in the space where they have effectiveness, in other words, in the present culture in the school. It is used as presupposed theoretical the perspective of historical Education developed by Jörn Rüsen, Isabel Barca and Peter Lee, as well as of the analytical concept of culture of Raymond Williams. Besides, the traditional concept of citizenship of T. H. Marshall is questioned, looking for new directions of the citizenship in contemporary authors like Claude Lefort, Will Kymlicka, Hannah Arendt and Alain Touraine. It is arrived to the operational concept of citizenship as: the human political experience in democratic societies, in constant confrontation with the political culture of the period. That conflict between the lived political experience and the wide culture stops specific dynamics in each social space, in that specific case in the school. The results of the research point that the students interpret the citizenship starting from bows of sociability, sense that differs of the objectives presented by the teachers of conceiving the citizenship starting from the relationship of social participation for obtaining of rights. It is ended that innovative experiences in the orientation for the practical life in the politics, through the teaching of History, they should be ruled in the understanding of the individuals' relationships with the State and not just in sociability actions.pt_BR
dc.format.extentxiii, 279 f. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducação - Históriapt_BR
dc.subjectEduaçãopt_BR
dc.titleCidadania e educaçÃo histórica : perspectivas de alunos e professores do município de Araucária - PRpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples