Diferença, paradoxo e univocidade na filosofia de Deleuze
Resumo
Resumo: Nosso estudo tem por objeto a relação entre univocidade e diferença de intensidade na filosofia de Deleuze. Segundo o filósofo francês, é característico da diferença intensiva ser independente e irredutível à identidade do gênero. Deste modo, a repartição categorial segundo a qual os múltiplos sentidos do Ser são afirmados no sistema aristotélico consiste, diversamente para Deleuze, numa representação que, ao conferir um ser apenas àquilo que seria uma substância ou que admitiria ser relativo a ela, tem por efeito encobrir o sentido daquilo cuja natureza é desigual em si: ao postular o primado da identidade do gênero, a repartição categorial aristotélica consequentemente nega um ser à afirmação ou ao paradoxo na diferença de intensidade. Deste modo, a nossa investigação procura compreender, num primeiro momento, como a diferenciação uma vez subordinada ao primado da identidade no aristotelismo leva-nos a representar uma equivocidade do ser essencialmente regulada por uma relação de analogia para com uma categoria Primeira, e, num segundo momento, explicitar sob quais termos Deleuze define a natureza disto que ele chama de diferença de intensidade, como o filósofo francês encontra na multiplicidade intensiva a expressão de uma univocidade irredutível ao esquema categorial, mas também de que modo tal diferença de intensidade e tal univocidade são deformadas, na representação, por isto que Deleuze chama de senso comum e bom senso. Palavras-chave: afirmação; diferença categorial; diferença de intensidade; divergência; equivocidade; paradoxo; relação; multiplicidade; univocidade. Abstract: The object of these studies is the relation between univocity and difference of intensity in the philosophy of Deleuze. According to the french philosopher, it is characteristic to intensive difference to be independent and irreducible to the identity of the genus. Thereby, the categorical distribution according to which the multiple senses of Being are affirmed in the aristotelian system consists, differently for Deleuze, in a representation that - granting a being solely to what is a substance or that is relative to it - has as an effect the covering of the sense of that whose nature is unequal in itself: once postulating the primacy of identity, the aristotelian categorical distribution denies consequently a being to the affirmation or paradox in the difference of intensity. Thus, our research seeks to comprehend, firstly, how differentiation subordinated to identity leads us to the representation of an equivocal Being essentially regulated by a relation of analogy to a First category and, secondly, analyze under what terms Deleuze defines the nature of that which he names as difference of intensity, how the philosopher finds in the intensive multiplicity the expression of an univocity irreducible to the categorical structure, but also how difference of intensity and univocity are deformed, in the representation, by that which Deleuze names as common sense and good sense. Keywords: affirmation; categorical difference; difference of intensity; divergence; equivocity; paradox; relation; multiplicity; univocity.
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- Teses & Dissertações [9335]