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dc.contributor.authorRocha, Mariele Carlapt_BR
dc.contributor.otherVieira Neto, Paulo, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.date.accessioned2020-04-29T19:25:45Z
dc.date.available2020-04-29T19:25:45Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/38096
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Paulo Vieira Netopt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa: Curitiba, 10/04/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Filosofiapt_BR
dc.description.abstractResumo: A pergunta pela felicidade é essencial na filosofia imanente de Spinoza, a qual é apresentada como o gozo de uma alegria eterna e estável com Deus, causa de todas as coisas. São três âmbitos que constituem a questão da felicidade nesta filosofia: afetivo, cognitivo e ético. Assim, é na vivência dos afetos e no conhecimento deles que o conatus de cada modo finito será capaz de afirmar-se como autônomo e potência plena de autoperseveração na existência. O percurso que conduz à conquista da felicidade envolve necessariamente a experiência da alegria, visto que a alegria favorece nossa potência pois é aumento de perfeição para a ação e o pensamento. O homem que regozija de alegria é forte e ativo, compreende a si próprio e aos seus afetos, assim como compreende os demais modos de maneira adequada; é sábio e sua atenção e cuidado são dirigidos à vida e tudo o que possa contribuir com a sua expansão. Filosofia da ação, a felicidade é, portanto, a atividade vital de fruição desta alegria concomitante ao conhecimento intuitivo de terceiro gênero, ou seja, o sentimento de eternidade e união com Deus. Palavras-chave: afetos, alegria, conatus, conhecimento, Deus, felicidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The question of happiness is essential in the immanent philosophy of Spinoza. Happiness is therein presented as a kind of joy resulting from an eternal, stable joy with God, who is the cause of everything. There are three areas, which build the basis of this thought about the question of happiness: affective, cognitive and ethical. So, in the experience of the affects and with the understanding of such, the conatus of every single, finite mode will be able to affirm his autonomy as well as to assert himself as full potentiality of self-persistence. The way leading to conquest of happiness requires in any case the experience of joy, since it promotes our own potentiality by being the enhancement of the perfection of acting and thinking. The man exulting from joy is strong and active, he understands himself and his affects, as well as in an appropriate way he understands the further modes. He is wise and carefully pays attention to life and everything else that may contribute to the enhancement of life potentiality. As a result and practice of a philosophy of acting happiness namely is the essential action of this joy, which presents itself on occasion of the intuitive knowledge of the third kind, which means, with the feeling of eternity and unification with God. Key words: affects, joy, conatus, knowledge, God, happinesspt_BR
dc.format.extent97f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMill, John Stuart, 1806-1873pt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectAfeto (Psicologia)pt_BR
dc.subjectAlegriapt_BR
dc.subjectConhecimentos - Filosofiapt_BR
dc.subjectDeuspt_BR
dc.subjectFelicidadept_BR
dc.titleA suprema alegria ética em Spinozapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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