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dc.contributor.authorNauroski, Everson Araujopt_BR
dc.contributor.otherBridi, Maria Aparecida da Cruz, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-26T15:47:28Z
dc.date.available2019-11-26T15:47:28Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/38054
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Maria Aparecida Bridipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa: Curitiba, 17/10/2014pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Sociologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: O neoliberalismo como uma doutrina política e econômica se fez presente no Estado brasileiro, a partir da década de 1990. Nesse cenário, tomaram corpo os modelos de gestão voltados ao enxugamento da mão-de-obra, à flexibilização e desregulamentação de leis trabalhistas. Na esfera educacional, essas mudanças produziram reformas que atingiram os trabalhadores da educação, afetando suas carreiras, rendimentos e reconhecimento social. No Paraná, diante das demandas crescentes na educação, a resposta dos governos, principalmente a partir de 1990, tem sido a utilização de formas de contratação precária, como é o caso dos professores temporários, que ingressam no Estado, pelo Processo Seletivo Simplificado, os PSS. Essa realidade instigou a realização dessa pesquisa, pois ao analisar os efeitos das condições e relações de trabalho a que estão submetidos estes profissionais, observou-se traços de uma subjetividade diferenciada nestes professores. A análise do material empírico da pesquisa, a partir de uma abordagem qualitativa, possibilitou captar o que chamamos de processos de subjetivação negativa, situações que aparecem na forma de sofrimento, mal-estar e padecimento desses professores. Em meio a situação de desigualdade contratual e de tratamento em relação a estes docentes, se processa uma dialética sutil de afirmação e negação, de ambivalências nas relações do docente com seu trabalho. É, portanto, argumento central desta tese, que a relação entre precariedade e subjetividade implica na produção de uma subjetividade docente negativa. Palavras-chave: trabalho docente, subjetividade, professores temporários PSSpt_BR
dc.description.abstractAbstract: Neoliberalism as a political and economic doctrine was present in the Brazilian since the 90s. At this scenario the management models aimed at downsizing the hand labor, the flexibility and deregulation of labor laws took place. In the educational sphere, these changes produced reforms that have hit education workers, affecting their careers, income and social recognition. In Paraná, with the increasing demands on education, the historical response of governments, especially since 1990, has been the use of precarious forms of employment, such as temporary teachers, who enter the State, by Simplified Selection Process, the PSS. This reality prompted the realization of this research, because when analyzing the effects of conditions and labor professional relations that these professionals were submitted there was distinct traces of subjectivity in these teachers. The analysis of the empirical material from a qualitative approach enabled capture what we call negative subjectivation processes, situations that appear in the form of pain, discomfort and illness in these teachers. Facing the situation of inequality and contractual treatment for these teachers, we have a subtle dialectic of affirmation and negation of the ambivalences in teaching relationships with their work. It is therefore central argument of this thesis, the relationship between insecurity and subjectivity implies in a production of a negative teacher subjectivity. Keywords: teaching work, subjectivity, temporary teachers PSSpt_BR
dc.format.extent293f : il.grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectProfessores - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectTrabalho temporário - professorespt_BR
dc.titleTrabalho docente e subjetividade : a condição dos professores temporários (PSS) no Paranápt_BR
dc.typeTesept_BR


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