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dc.contributor.authorCavalheiro, Luís Fernando Costapt_BR
dc.contributor.otherDoré, Andréa Carla, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-07T15:02:14Z
dc.date.available2022-07-07T15:02:14Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/38023
dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Andréa Dorépt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 10/03/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo desta dissertação foi analisar um conjunto de vinte e cinco sermões pregados em cerimônias públicas de autos-de-fé e publicados entre 1612 e 1640. Durante este período, negociações de perdões gerais foram propostas por cristãos novos à coroa espanhola com o intuito de obterem liberdade para deixar o reino português. Tais acordos começaram a ser travados enquanto a Inquisição fortalecia sua malha e aumentava a perseguição aos hereges - sobretudo aos judaizantes. Por outro lado, alguns grupos de cristãos novos apresentavam profundas críticas ao Santo Ofício, questionando seus métodos e argumentando que boa parte das prisões feitas baseavam-se em testemunhos falsos sendo, portanto, arbitrárias. A situação tornou-se ainda mais dramática quando as colônias ultramarinas portuguesas foram invadidas por holandeses e chegava-se a notícia do envolvimento de cristãos novos fugidos de Portugal. Nesta conjuntura, sermões de autos-de-fé eram impressos e traziam palavras de ódio e condenação ao judaísmo, vindo, assim, a somar-se a uma literatura antijudaica que estava em seu período mais profícuo. A presente pesquisa visa problematizar de que forma os sermões de autos-de-fé buscaram reforçar o confronto da Inquisição contra seus inimigos da fé. Notou-se que o discurso dos sermões reforçava uma identidade portuguesa, a qual era eminentemente católica e conhecida por "levar a voz de Cristo para todo o mundo", mas que naquele momento via-se ameaçada. Daí o objetivo de compreender os sermões como uma defesa dessa identidade católica portuguesa, a qual é compreendida aqui a partir dos trabalhos de Francisco Bethencourt, concernente à "sociogênese do sentimento nacional", e de Ana Silva e António Manuel Hespanha, sobre a Respublica Christiana, enquanto uma república de crentes que não permitia a heterodoxia. Esta pesquisa, portanto, buscou apresentar como o discurso antijudaico em Portugal atingiu, na primeira metade do século XVII, um de seus momentos de maior virulência. Palavras-chave: Sermões de autos-de-fé, Inquisição Portuguesa, identidade portuguesa, Respublica Christiana.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective of this dissertation was to analyze a set twenty-five sermons preached in public ceremonies of autos-da-fe and published between 1612 and 1640. During this period, new Christians proposed general forgiveness negotiations to the Spanish crown in order to obtain freedom to leave the Portuguese kingdom. Such agreements began while the Inquisition strengthened its network and increased the persecution of heretics - particularly the Judaizers. On the other hand, some groups of new Christians had a deep criticism of the Holy Office, questioning his methods and arguing that most of the arrests were based on false testimonies, being arbitrary. The situation became even more dramatic when the Portuguese overseas colonies were invaded by the Dutch, leading suspicions about the involvement of new Christians escaped from Portugal. In this context, sermons from autos-da-fe were printed, introducing words of hate and condemnation of Judaism, adding to a anti-Jewish literature in its most profitable period. This research seeks to discuss how the sermons of autos-da-fé pursued increase the confrontation of the Inquisition against enemies of the faith. It was noted that the discourse of sermons strengthened a Portuguese identity, which was emminent Catholic and known as "take the voice of Christ to the world", but which was threatened. That is why the objective is the understanding how the sermons could be a defense of the Portuguese Catholic identity, which is understood here from the works from Francisco Bethencourt work on the sociogenesis of the national sentiment, and Ana Silva and António Manuel Hespanha, about the Respublica Christiana, the republic of the believers who did not allow the heterodoxy. Therefore, this research try to present how the anti-Jewish discourse in Portugal reached, in the first half of the seventeenth century, one of his moments of virulence. Key words: Sermons of autos-da-fe, Portuguese Inquisition, Portuguese identity, Respublica Christiana.pt_BR
dc.format.extent225f : il., algumas color., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectInquisiçãopt_BR
dc.subjectPortugal - Historia eclesiasticapt_BR
dc.subjectSermõespt_BR
dc.subjectRespublica Christianapt_BR
dc.title"E Cristo é a única voz de todo o mundo" : a defesa da Respublica Christiana nos sermões de auto-de-fé da Inquisição Portuguesa (1612-1640)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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