Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFollmann, Giselle Blasiuspt_BR
dc.contributor.otherEl Marghani, Viviane Gaspar Ribaspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2020-05-18T19:17:12Z
dc.date.available2020-05-18T19:17:12Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/37990
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Viviane Gaspar Ribas El Marghanipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 05/02/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Design gráfico e produtopt_BR
dc.description.abstractResumo: A legislação brasileira referente à profissão e ao ensino de Design indica que, além do desenvolvimento, o planejamento de projetos também faz parte das atribuições deste profissional. Assim, pressupõe-se que o ensino de design no país aborde metodologias, métodos e ferramentas sobre planejamento e desenvolvimento de projetos desta natureza. O que se observa, porém, é que, apesar do vasto material acerca de metodologias para o desenvolvimento de projetos em design, poucos abordam, de forma específica, o PLANEJAMENTO destes projetos. Neste contexto esta dissertação se propõe a desenvolver um modelo para o planejamento de projeto em design, de modo a fornecer subsídios para instrumentalizar o ensino do design nesta competência. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo que se inicia a partir da Revisão Bibliográfica, e tem como sequência um Levantamento (survey) qualitativo e quantitativo sobre planejamento de projetos, nas disciplinas de projeto destes cursos de graduação no Brasil. O objetivo é verificar como e o quanto as metodologias projetuais utilizadas nestas disciplinas já aplicam o planejamento em seus projetos, se comparado com processos e ferramentas já consagradas de planejamento de projetos em outras áreas do conhecimento. A partir das análises comparativas entre os resultados da Survey, das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação de Design, do perfil esperado para o designer no Brasil, e dos resultados da correlação entre os processos e ferramentas de planejamento de projeto de outras áreas, é realizada uma estruturação para o desenvolvimento da proposta de Modelo para o Planejamento de projetos na área do design. Palavras-Chave: Metodologia projetual. planejamento de projetos. ensino do design. modelo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The Brazilian legislation on the profession and the teaching of Design indicates that, besides development, project planning is also part of the tasks of this person. Thus, it is assumed that the design of education in the country addressing methodologies, methods and tools for planning and development of projects of this nature. What is observed, however, is that despite the vast material on methodologies for the development of projects in design, few approach, specifically, the Planning these projects. In this context, this thesis aims to develop a Model for Project Planning in Design, to provide subsidies to instrument design education in this competence. This is a descriptive research that starts from the Literature Review, and its sequence one survey (survey) qualitative and quantitative on project planning, the design disciplines of these graduate courses in Brazil. The goal is to see how and how much the projective methodologies used in these disciplines already have planning in their projects, compared with already established processes and tools of project planning in other areas of knowledge. From the comparative analysis of the results of the Survey, the National Curricular Guidelines of the Undergraduate Design course, the expected profile of the designer in Brazil, and the results of correlation between the processes and project planning tools from other areas, is held a design for the development of model proposed for project planning in Design. Key words: project methodology. project planning. design teaching. model.pt_BR
dc.format.extent163f. : il. algumas color., tabs., maps.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectDesigners - Formaçãopt_BR
dc.subjectDesigners - Projetospt_BR
dc.subjectDesigners - Estudo e ensino - Brasilpt_BR
dc.titleProposta de modelo para planejamento de projetos em design : uma contribuição para o ensino do design no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples